Topo

Projeto sai da rede social para levar comida e informação à periferia de SP

Com a crise sanitária e o inverno mais rigoroso, as necessidades da população aumentaram - Avelino Silvestre
Com a crise sanitária e o inverno mais rigoroso, as necessidades da população aumentaram Imagem: Avelino Silvestre

Giacomo Vicenzo

Colaboração para o Ecoa, em São Paulo

28/07/2021 06h00

A página Zona Leste Unida foi criada em 2015 no Facebook e publica informações, reivindicações e pedidos de ajuda de todos os tipos de moradores das regiões dos bairros de Pedra Branca, Cidade Tiradentes e outros do entorno.

Com a chegada da pandemia de covid-19, o grupo que administra a rede deixou há poucos meses o ambiente virtual e foi às ruas, com o mesmo nome que batiza a comunidade online para entregar alimentos, cobertores e atender necessidades de quem está passando por dificuldades financeiras nesse momento de crise.

"Os números de pedidos de ajuda aumentaram e decidimos fazer nossa parte nesse inverno, levando roupas, cobertores e alimentos. Muitos desses locais que visitamos são ocupações e as casas são de madeira. Às vezes a população não tem nem como tomar banho ou ter necessidades básicas de higiene", conta o comunicador Avelino Silvestre, de 50 anos, administrador da página e um dos idealizadores da iniciativa.

Zona oeste - Avelino Silvestre - Avelino Silvestre
Projeto entrega cobertores, alimentos e ouve a população sobre suas necessidades
Imagem: Avelino Silvestre

Há dois meses a ação visita ocupações com mantimentos, cobertores e outros recursos, além de atender a pedidos pontuais. "Doamos óculos para uma criança com miopia e que não tinha dinheiro para comprar, isso atrapalhava os estudos, orientamos pessoas com pedras nos rins, que precisavam de informação sobre como e onde fazer o tratamento", conta Silvestre.

Para Silvestre além da ajuda com mantimentos, é preciso também levar informações de qualidade para quem está vivendo em uma situação de vulnerabilidade.

"Sempre escutamos e tentamos dar prosseguimento na ajuda, às vezes com algum serviço social. Neste momento de pandemia, máscaras e álcool em gel são artigo de luxo nesses locais", diz.

O projeto que acontece há pouco mais de um mês, já doou cerca de 150 cobertores e 60 cestas básicas. Os recursos são provenientes da ajuda de empresários locais, seguidores da página e dos próprios idealizadores, que são sete e se dividem nas entregas pelos bairros.

'Ajuda delivery' e histórias de vida

Até o momento, o grupo já visitou cerca de 60 famílias, e escutar as histórias de vida tem marcado os criadores da iniciativa, que se aproximam dos problemas e se sensibilizam com as situações.

"Junto com as lideranças locais das comunidades levamos as doações diretamente na casa de quem precisa. Conversamos para entender o que levou aquelas pessoas a viverem em condições de vulnerabilidade. São muitas histórias, como perdas de emprego, separação de casais, adolescentes expulsas por terem engravidado, famílias em que a mãe teve derrame e não pode mais trabalhar", comenta Avelino.

A ação aceita ajuda na distribuição e na arrecadação de itens. O contato pode ser feito via página do Facebook da região ou pelo Whatsapp: 11 94679-3863.