Topo

Unilever anuncia meta para redução do plástico em sua cadeia de produção

Unilever quer reduzir pela metade o uso de plástico novo até 2025 - Getty Images/iStockphoto
Unilever quer reduzir pela metade o uso de plástico novo até 2025 Imagem: Getty Images/iStockphoto

da Redação

08/10/2019 08h00

A Unilever, multinacional de bens de consumo, anunciou ontem (7) sua meta de redução de plástico na cadeia de produção global. A promessa é de que, até 2025, a companhia deixará de utilizar 100 mil toneladas de embalagens feitas do material.

Para isso, será necessário ampliar o uso de plástico reciclável, além de investir em parcerias que promovam a coleta e o processamento de resíduos.

"Trazer o plástico de volta para a cadeia é um grande desafio. Por isso, à medida em que damos valor para o material e compramos de volta por um preço justo, acreditamos que estaremos estimulando a cadeia a se mobilizar", disse a Ecoa Juliana Carvalho, diretora da categoria cabelos da Unilever.

Há dois anos, a Unilever já havia anunciado outra meta: de ter 100% de embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis (feitas de material orgânico) até 2025. Para isso, tem inovado não apenas na maneira como acondiciona seus produtos, mas nos produtos em si.

Já estão disponíveis no mercado americano, por exemplo, xampus em barra, cremes dentais em tabletes e escovas de dentes de bambu.

"Estabelecer metas é importante não apenas para estimular a companhia internamente, mas para assumir um compromisso público", afirma Juliana. "Assim, o consumidor, a sociedade e a imprensa podem medir os resultados". Ficaremos de olho.