Topo

Audi mantém lucro apesar do gasto com abertura de novas fábricas

Fábrica mexicana priorizará produção de SUVs para mercado americano - Murilo Góes/UOL
Fábrica mexicana priorizará produção de SUVs para mercado americano Imagem: Murilo Góes/UOL

Andreas Cremer

Em Berlim (Alemanha)

04/11/2013 10h07

A fabricante alemã de carros de luxo Audi manteve sua meta de lucro para o ano inteiro, mesmo com custos mais altos em fábricas e com tecnologia infligindo um recuo de dois dígitos em seu lucro trimestral.

De propriedade da Volkswagen, a montadora toca um processo de expansão para aumentar sua capacidade na China, no México e no Brasil, parte do esforço para ultrapassar a BMW, campeã de vendas do segmento de luxo, até o final da década.

A Audi reafirmou seu objetivo de alcançar uma margem de lucro operacional "na extremidade superior" de uma faixa entre 8 e 10% este ano, mesmo com um recuo de 17% no lucro operacional do terceiro trimestre, para 1,1 bilhão de euros, abaixo da estimativa mais baixa de 1,13 bilhão de euros, apontada em uma pesquisa da Reuters.

O lucro da Audi, que responde por cerca de 40% do lucro operacional do Grupo Volkswagen, ajuda a financiar a investida da controladora para superar a General Motors e a Toyota rumo ao posto de maior montadora do mundo até 2018.

A segunda fábrica chinesa da Audi vai começar a produção no final do ano, com a montadora gastando quase 1 bilhão de euros (pouco mais de R$ 3 bilhões) em uma nova unidade no México para fabricar a próxima geração do compacto SUV Q5 a partir de 2016. A Audi também manteve sua meta de vendas de 1,5 milhão de carros e SUVs em 2013.