Venda de carros novos cai 10% em maio e volta ao nível de 2009
As vendas de automóveis e comerciais leves em maio caíram 10% na comparação com abril e ficaram praticamente estáveis em relação ao mesmo mês de 2009, informou nesta terça-feira (1º) uma fonte com acesso aos números de registros de licenciamento. As vendas no mês passado somaram 235.893 unidades, ante 262.203 de abril e 237.464 de maio do ano passado, informou a fonte. Os dados são preliminares e podem sofrer ligeiros ajustes quando forem consolidados pelas associações que representam o setor, Fenabrave e Anfavea.
A média de vendas por dia útil em maio foi de 11.233 veículos, uma queda de 14,3% na comparação com a média de abril, de 13.110 unidades.
Até o final de março -- recorde histórico de vendas de veículos novos --, o licenciamento vinha registrando números crescentes, impulsionados por incentivos concedidos pelo governo federal após a crise financeira internacional de 2008. Com o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o setor já esperava uma retração em abril e também em maio, após o forte movimento de antecipação de compras gerado pelo corte no tributo.
Segundo os dados oficiais da associação de concessionários Fenabrave, a primeira quinzena de maio registrou vendas de 107.601 unidades, uma queda de 28% em relação ao mesmo período de abril e de 6,6% sobre um ano antes.
No acumulado de 2010, segundo a fonte, foram emplacados cerca de 1,25 milhão de automóveis e comerciais leves, crescimento de 13,6% em relação ao mesmo período de 2009.
Em maio, a Fiat se manteve na liderança de mercado, com participação de 23,3% e vendas de 54.952 automóveis e comerciais leves. O volume representa queda de 6,6% sobre abril e de 9,4% na comparação com maio de 2009, afirma a fonte.
A Volkswagen apurou vendas de 54.384 unidades, recuo de 1,8% sobre abril. General Motors registrou emplacamentos de 46.532 veículos em maio, queda de 7,3% na comparação com o mês anterior.
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