BYD Seal: quanto custa sedã elétrico futurista que acelera como supercarro

A BYD acaba de lançar o sedã elétrico Seal, que cobra R$ 296.800 para oferecer porte médio-grande, itens de luxo e desempenho de carro esportivo puro.

A novidade bate de frente com modelos premium das marcas alemãs. Entretanto, para reforçar o apelo de mercado, aposta nos diferenciais de tecnologia presentes na parte mais refinada da gama da fabricante chinesa. Com isso, passa a ser o sexto modelo no portfólio de híbridos e elétricos de passeio da empresa.

Além dos equipamentos (todos de série), o visual, a dirigibilidade e os números de desempenho chamam atenção. É equipado com dois motores (um em cada eixo) que, além de fornecerem tração integral, produzem 531 cv e 60 kgfm combinados. Com isso, o Seal vai até 100 km/h em 3,8 segundos e chega até os 180 km/h limitados eletronicamente, segundo a marca. Para a recarga de 30% a 80%, leva no mínimo 30 minutos, com 520 km de autonomia no ciclo WLTP.

As suas linhas, por sua vez, não só procuram unir quesitos como elegância e arrojo, mas também tem partes funcionais, como por exemplo passagem de ar no pára-choque dianteiro. Trabalha também algumas texturas em superfícies pintadas de preto brilhante, além de assinaturas de LED para reforçar a identidade visual. O resultado é uma aerodinâmica de fazer inveja, com coeficiente de arrasto (cx) de apenas 0,219.

Descobrimos mais nas primeiras impressões

Para ajudar a reduzir a velocidade - algo que o Seal adquire muito rapidamente ao pisar fundo no acelerador - conta com freios grandes, cujos rotores são até perfurados para ajudar tanto no escoamento de água, quanto na parte da refrigeração

E isso é muito importante, pois um dos únicos defeitos que encontramos nas nossas primeiras impressões ao volante é que, quando tiramos o pé do acelerador (após utilizá-lo a todo vapor), o carro continua ganhando velocidade por mais alguns instantes. Logo, cabe ao motorista ficar "esperto" no pedal de freio para intervir, caso seja necessário

Para garantir que um carro de proporções familiares tenha a devida estabilidade com um desempenho que faz até alguns supercarros comerem poeira, precisa de rigidez estrutural. E, felizmente, isso o Seal também tem

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A sua dureza do monobloco se deve ao fato de que as baterias de 82,5 kWh do tipo lâmina LFP contam com células de energia que se moldam ao assoalho. Com isso, além de uma ótima distribuição de peso e do baixo centro de gravidade, a BYD afirma que o sedã se beneficia de um aumento de 100% de rigidez torcional, quando comparado com modelos elétricos convencionais

Por dentro, o BYD Seal conta com um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e uma central multimídia de 15,6 polegadas com conexão com smartphone. Como se não bastassem ambas as enormes interfaces, a tela do meio pode até rotacionar. Ou seja, pode ficar na horizontal, ou na vertical (para, de repente, valorizar mais as distâncias do mapa de GPS)

Aliás, câmeras ao redor de todo o carro podem ficar ativas enquanto o carro está em movimento, para ajudar a identificar espaços e presença de objetos na via, por exemplo. Também pode exibir medições de distâncias (em centímetros) até o obstáculo mais próximo. Nem as luzes fogem do estilo "hi-tech", uma vez que basta um toque na lente delas para acenderem e apagarem

Além do enorme teto de vidro, aposta em curvas fluidas para o visual do interior, qualidade sonora do sistema assinado pela Dynaudio, além do acabamento cheio de couro premium e revestimento de alcantara. Outra peça que atrai olhares no interior é a manopla de câmbio feita de uma espécie de cristal

O que contribui bastante para o aspecto mais futurista a bordo é a iluminação ambiente, bem como o acabamento parcialmente em couro e superfícies suaves ao toque

Espaço para todos os ocupantes também não falta, tampouco a mesma qualidade de materiais para a fileira traseira. Três adultos podem se acomodar atrás, uma vez que não há qualquer elevação de túnel central

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