Topo

Homem raspa a cabeça após conseguir tirar CNH depois de 15 anos em GO

Do UOL, em São Paulo

08/10/2022 04h00

O mecânico de manutenção de máquinas Cleomar Pereira da Silva, 47, estava há 15 anos tentando obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para dirigir carros. Apesar do esforço, o tão sonhado documento nunca chegava e então ele decidiu fazer uma promessa: raspar o cabelo quando conseguisse obter sucesso na prova do Detran. Por isso, não pensou duas vezes para passar a máquina na cabeça ao ser aprovado em Goiânia — e as imagens ganharam força nas redes sociais.

Ao UOL, Cleomar contou que já tinha habilitação para moto, mas que também queria a permissão para carros, por já ter perdido oportunidades de emprego.

"Eu sempre tentava, dava tudo certo, e depois eu me frustrava. Eu ficava muito chateado comigo mesmo porque via outras pessoas conseguindo, e eu não. O que me motivava era porque eu realmente precisava dessa habilitação. Já fui eliminado de entrevistas de emprego porque não tinha habilitação para carros", conta ele.

Além de aumentar as oportunidades de trabalho, Cleomar também diz que um dos outros motivos que faziam ele persistir era a própria família. "Às vezes, a gente era convidado para um churrasco e ficava aquela coisa: leva a filha ou leva a mulher? Não dava para ir os três porque só tinha a moto", explica ele, que é pai de uma jovem e padrasto de mais três.

Eu fiz várias tentativas, passei por três autoescolas. Muita gente me criticou, mas também teve muitos que me apoiaram. Já teve uma vez que eu pensei em desistir, mas aí a minha família, especialmente minha esposa, continuava incentivando, me dando força.
Cleomar Pereira, mecânico de manutenção de máquinas

Um dos fatores que fez com que ele conseguisse, desta última fez, segundo Cleomar, foi a instrutora. "Ela foi muito boa. Foi um diferencial. Eu já tinha tido outros instrutores, mas o jeito dela de explicar, de apoiar, de incentivar me ajudou muito", relata ele.

cnh - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cleomar Pereira da Silva e a instrutora Dilaila Stepane
Imagem: Arquivo pessoal

A instrutora Dilaila Stepane contou ao UOL que conheceu Cleomar há um pouco mais de um mês, por meio de indicação de outros alunos.

"A esposa dele entrou em contato comigo, fui até a casa deles fazer o orçamento e explicar tudo referente ao processo de inclusão. Ele me contou sua história e o sonho que tinha em conseguir habilitação B. Percebi que além de ter que ensinar, teria também que trabalhar seu psicológico, pois já estava abalado por tentar tantas vezes em outras autoescolas e não ter conseguido", lembrou.

Ao todo, a instrutora deu 19 aulas. "Percebendo seu sonho e sua dedicação, sabia que iria conseguir dessa vez. Não tive dificuldade em ensinar. Tentava apenas controlar sua ansiedade."

Quando o resultado chegou, na última semana de setembro, Cleomar não pensou duas vezes e decidiu cumprir a promessa que havia feito, surpreendendo a instrutora. "Ele não me avisou da promessa, fui pega de surpresa. Ele apenas sentou no meio fio e pediu para filmar", contou.

O mecânico explica que a decisão de raspar o cabelo era como um "rito de passagem". "Era para fazer algo diferente, uma espécie de agradecimento."

Agora, Cleomar diz que pretende aposentar a moto e comprar um carro. "Quero vendê-la e comprar um carrinho". O motorista até pensou em fazer uma viagem para comemorar a conquista, mas ponderou evitar assumir o volante nas estradas por ora: "Tenho que me aperfeiçoar um pouco mais."