Topo

Navio tombado tem 3ª fatia içada com carros dentro após 4 meses de resgate

MV Golden Ray - Reprodução
MV Golden Ray Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

17/03/2021 12h20

O navio cargueiro Golden Ray, de propriedade da Hyundai Glovis e que tombou na costa da Geórgia (EUA) em setembro de 2019 com 4.200 carros, teve sua terceira fatia içada. Depois da proa e da popa, chegou a vez da seção 2 da embarcação finalmente ser retirada do local.

Na última segunda, o corte foi finalizado com sucesso e a fatia foi erguida com carros dentro, antes de ser colocada em uma balsa para ser levada para terra firme. Restam ainda mais cinco fatias para o fim do serviço.

O corte ocorre depois de quatro meses do início dos trabalhos e após quase três sem que progresso fosse feito na extração do cargueiro. O principal motivo para o atraso foi o aço reforçado que compunha a construção de alguns locais da embarcação, como a casa de máquinas.

A próxima fatia a ser retirada do local é a seção 7, e os trabalhos de preparação para o corte já se iniciaram. Mergulhadores irão colocar em volta da área uma corrente para realizar o serviço.

A demora para a extração do navio segue sendo uma preocupação para ambientalistas locais. Apesar de uma barreira ter sido feita em volta da embarcação e do fato de equipes estarem de prontidão para possíveis vazamentos de óleo, detritos como para-choques, pneus e outras peças de carro já foram encontrados nas praias.

Aves da região também já foram encontradas cobertas de óleo.