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Etios renova quatro estrelas e Argo/Cronos fica com três no Latin NCAP

Do UOL

Em São Paulo

16/07/2019 14h11

O Latin NCAP, instituto independente de segurança viária, anunciou hoje resultados para três carros do mercado brasileiro, o Toyota Etios e os Fiat Argo e Cronos. O modelo japonês manteve sua nota de quatro estrelas para ocupantes adultos e infantis, enquanto o Argo e Cronos ficaram com quatro estrelas para ocupantes infantis e três para adultos.

Atualizado, o Etios tem dois airbags frontais além do controle de estabilidade. Isso, além do lembrete do uso do cinto de segurança em ambos os assentos dianteiros, fez com que o hatch/sedã compacto da Toyota ficasse com as quatro estrelas para a proteção de adultos.

No entanto, a área dos pés foi considerada instável, com a proteção dos ocupantes adultos em batidas frontais e laterais sendo considerada de marginal a boa.

O teste não deu nota máxima para o Etios em segurança infantil pela falta de sinalização adequada exigida pelo Latin NCAP. O teste notou a presença de um airbag no banco do passageiro, entretanto há falta de um dispositivo de desconexão do airbag e falta de sinalização adequada das ancoragens Isofix.

Divulgação/Latin NCAP
Imagem: Divulgação/Latin NCAP
Já o Argo/Cronos, apesar de ter airbargs frontais, apresenta proteção fraca para o peito dos ocupantes adultos no caso de impactos laterais. Com estrutura instável no limite da estabilidade, o teste provou que o modelo tem boa projeção e desenvolvimento em sua concepção, o que deve permitir melhoras. Mesmo assim, a nota foi três. O carro não possui controle de estabilidade.

A boa notícia para a FCA ficou mesmo na avaliação para ocupantes infantis, com nota quatro. A sinalização para a desconexão do airbag no caso de haver um sistema de retenção infantil no banco traseiro, não atende aos padrões da Latin NCAP. As sinalizações de ancoragem Isofix também não atendem às especificações do instituto.

"A última plataforma da FCA mostrou bons conceitos e trabalho em segurança quanto a seu desenvolvimento, em resposta à pressão dos consumidores", disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

"Porém, é preocupante que um fabricante, como a FCA, ainda não ofereça ESC padrão em um carro novo como o Argo/Cronos. Além disso, é uma preocupação que veículos populares como esses dois modelos ainda não ofereçam proteção padrão de cabeça para impacto lateral."

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