Novo A4 parte de R$ 159.990 para chegar à liderança entre luxuosos
Mudou bastante a estratégia da Audi do Brasil para seu carro-chefe, o sedã A4, que estreia sua nova geração a partir de R$ 159.990. UOL Carros já testou a novidade no fim do ano passado.
Dentro do prazo esperado, sem atrasos, o carro carrega plano mais ousado do que aquele divulgado em Frankfurt, em setembro de 2015: traz os novos motores da linha TFSI Ultra a gasolina (que não estavam previstos) e a pretensão de definir o novo patamar e também a liderança do segmento de sedãs médio-grandes de luxo.
Inicialmente são três versões, uma delas limitada e especial para o lançamento, todas com motor de 192 cavalos e 32,63 kgfm. Confira preços e principais equipamentos:
+A4 Attraction -- R$ 159.990: partida do motor por botão; faróis bixenônio com luzes diurnas em LED; rodas de liga leve aro 17; bancos em couro sintético; sensores de chuva e luminosidade; assistente de partida em rampas; sistema multimídia com conectividade básica; e sensor de estacionamento traseiro.
+A4 Launch Editon (limitada a 500 unidades) -- R$ 172.990: faróis full-LED; painel de instrumentos em cockpit virtual de 12,3 polegadas; integração com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay; bancos esportivos; retrovisores externos rebatíveis.
Com as próprias pernas
No segundo semestre, quando as vendas iniciais estiverem encaminhadas, a Audi vai complementar a linha com a versão Ambition, com motor calibrado para 255 cv e 37,7 kgfm.
Ela receberá ainda pacote tecnológico completo, incluindo opcionais das versões anteriores e o inédito piloto automático adaptativo (ACC) com modo autônomo -- sem interferência do motorista, o carro se dirige sozinho em velocidades de até 12 km/h, ajuda interessante no trânsito pesado.
Haverá, por fim, a configuração Avant (perua) com motor de 192 cv.
Avanço tecnológico
Ainda que aparente não ter mudado, o novo A4 é um carro totalmente diferente, a começar da plataforma MLB Evo, modular para motores longitudinais.
Com uso extensivo de alumínio fundido sob tensão, além de aços especiais com reforço de alumínio, o carro perde até 110 kg em relação à geração anterior e ganha em performance, segurança e consumo. É como tirar uma lava-roupas de dentro do sedã anterior.
De acordo com a Audi, configurações com motor de 190 cv e novo câmbio S-Tronic de dupla embreagem (banhadas a óleo) e sete marchas recebem nota A para consumo do Inmetro, com média rodoviária de 14 km/l de gasolina (a marca fala em médias ainda maiores, chegando a 20 km/l).
Conjunto de suspensão também é novo, com sistema mulibraços (5-link) na dianteira (de A6 e A8) e na traseira. Além disso, o novo sistema de direção elétrica vem do esportivo R8.
Freios com ABS (antiblocante), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), ASR (controle eletrônico de tração), ESC (controle de estabilidade) e EDL (bloqueio eletrônico de diferencial) formam a eletrônica de segurança básica.
Por fora, o novo A4 tem vinco lateral mais profundo de ponta a ponta da carroceria, lanternas e faróis menos angulosos (estilo "undercut"), mas dotados com sistema full-LED ou matriz inteligente de LEDs (fachos automáticos).
Na cabine, o novo painel de instrumentos com "cockpit virtual", inaugurado pelo cupê TT, tem tela de 12 polegadas com informações de condução, ajustes do carro, música, telefonia e GPS. O controle é feito pelos comandos do novo volante de três raios.
Há ainda tela central de oito polegadas, com integração a smartphones pelos sistemas de Android Auto (o controle ainda não está liberado, mas já constava ativo na unidade testada por UOL Carros) e Apple CarPlay.
Além da tecnologia, cresceu também o espaço: 4,72 m de comprimento, com espaço entre-eixos de 2,82 m, favorecendo ombros e cabeça dos passageiros à frente; joelhos e pernas atrás. No porta-malas vão 480 litros.
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