Fazer este tipo de alteração comum na sua moto vai deixá-la mais barulhenta

Por Arthur Caldeira

Alterações no escapamento: Muitos motociclistas fazem mudanças no sistema de escapamento de suas motos para aumentar o ronco.

iStock

Popularidade ilegal: Essas modificações, muitas vezes ilegais, incluem a instalação de "estraladores" ou apenas o "cano" de metal.

Shutterstock

Limites legais de ruído: As motocicletas devem respeitar os limites de ruído estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle de Ruído Veicular.

Infomoto

Variação dos limites: Os limites de ruído para motos variam de 75 a 80 decibéis, estabelecidos antes da venda pela homologação dos fabricantes.

Shutterstock

Infração de trânsito: Conduzir uma moto com escapamento modificado, emitindo ruído excessivo, constitui uma infração grave.

Gil Rodrigues e Fabio Moreno/PhotoRio News

Penalidades: A infração resulta em multa, pontos na CNH e retenção do veículo.

Infomoto

Falta de normas: Não existem normas específicas para escapamentos vendidos no mercado de reposição, o que gera uma lacuna na regulamentação.

Reprodução

Ausência de certificação: Diferentemente dos capacetes, os escapamentos de motocicletas não possuem uma certificação padrão.

Shutterstock

Produção artesanal: Muitos escapamentos barulhentos são produzidos de forma artesanal, sem seguir normas técnicas.

Getty Images

Impactos ambientais: Além do ruído excessivo, as motos com escapamentos modificados podem poluir mais, pois frequentemente não possuem catalisadores.

iStock

Para mais informações, acesse UOL Carros.

Shutterstock
Publicado em 26 de abril de 2024.