Ford EcoSport chega à Europa; Portugal paga mais caro que Brasil
A Ford começou a vender as primeiras 1.000 unidades do EcoSport na Europa, nesta quarta-feira (26). A chegada deste lote inicial está sendo anunciada no World Mobile Congress, a feira de tecnologia que está sendo realizada em Barcelona (Espanha), e todo o processo é feito online: a escolha da configuração é feita em um site especial e a reserva é confirmada pelo Facebook. A compra só volta ao modo "antigo", na loja, no momento de buscar o carro.
EcoSport começa a ser vendido na Europa importado da Índia e em lote limitado
"Os consumidores querem incorporar seus hábitos digitais personalizados ao veículo, para se manterem conectados e atualizados enquanto estão em movimento", afirmou o vice-presidente de pesquisa e inovação da Ford, Paul Mascarenas,em comunicado.
Esta espécie de pré-venda digital do EcoSport na Europa se diferencia de ações tradicionais também pelo total de unidades disponíveis para cada mercado. UOL Carros verificou que a Alemanha, por exemplo, tem 200 unidades disponíveis, mesmo número do Reino Unido. Para a Suíça, porém, há apenas 40 carros. Em Portugal, o total de exemplares deve ter se esgotado enquanto você lê este texto.
Além destes quatro territórios, há venda online para Áustria, Bélgica, França, Irlanda, Itália, Holanda e Espanha.
Preços e configurações também variam de país a país, claro, ainda que todos os 1.000 EcoSport sejam da versão mais completa e cara, a Titanium. Em Portugal, ao menos nesta primeira etapa e por conta da valorização do euro, pode-se pagar mais caro pela gama do que no Brasil: o preço do EcoSport a gasolina, com motor 1.0 Ecoboost (turbo) de 125 cv e câmbio automatizado Powershift (dupla embreagem, seis marchas) era de 19.770 euros (cerca de R$ 63.400 pelo câmbio desta quarta), enquanto o EcoSport a diesel, com motor 1.5 DuraTorq de 91 cv e câmbio manual de cinco marchas, chegava a 27.770 euros (R$ 89.015).
Em outros países, porém, os preços são sempre menores quando comparados com o Brasil: Na França, onde ainda há carros disponíveis, ambas as configurações custam 19.990 euros -- em torno de R$ 64.100. Na Alemanha, são 200 unidades, sempre a gasolina: além do 1.0 turbo, há o 1.5 aspirado de 112 cv por 18.990 euros ou R$ 60.870. Os ingleses podem optar por motores 1.5 a gasolina (15.995 libras ou R$ 62.400) ou 1.5 a diesel (17.495 libras ou R$ 68.290).
No Brasil, não há nenhuma destas opções de motor. O EcoSport nacional usa o motor 1.6 Sigma flex, de 115 cv, ou o 2.0 Duratec flex, de 147 cv (sempre com etanol). Os preços começam em R$ 58.490, mas a configuração Titanium varia de R$ 70.990 (1.6) a R$ 80.590 (2.0 Plus com câmbio Powershift).
Acima, site especial que vende primeiro lote de EcoSport na Alemanha: cor azul e motor 1.5
O QUE MUDA
O EcoSport europeu tem como novidade a nova geração do sistema multimídia Sync, que além de aceitar comandos por voz se conecta a aplicativos baixados para o celular do motorista. Um deles é o Parkopedia, que rastreia vagas de estacionamento disponíveis na região; o outro é o Aupeo, de rádio online personalizada.
De resto, o SUV é similar ao EcoSport Titanium construído e vendido no Brasil: em termos de segurança, há airbags frontais, laterais e de cortina, freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem), controles de estabilidade, de tração, sensor de ré, auxílio de partida em rampa e cintos de três pontos em todas os bancos. Há ainda opção de porta-luvas refrigerado e partida por botão.
Os europeus, porém, não pagam mais caro por cores metálicas e com tons diferentes: no Brasil, cores como o vermelho custam R$ 1.085; por lá, há ainda o azul metálico, inexistente por aqui.
Também muda a origem do EcoSport. Ainda que tenha sido desenvolvido pela Ford do Brasil, no centro de estilo e design de Camçari (BA), o SUV vendido na Europa sai da fábrica de Chennai, Índia.
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