PUBLICIDADE
Topo

Mora nos Clássicos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lamborghini Miura bate Ferrari F40 como melhor clássico do mundo

Conteúdo exclusivo para assinantes
Rodrigo Mora

O blog Mora nos Clássicos contará as grandes histórias sobre as pessoas e os carros do universo antigomobilista. Nesse percurso, visitará museus, eventos e encontros de automóveis antigos - com um pouco de sorte, dirigirá alguns deles também.

Colunista do UOL

09/04/2022 04h00

(SÃO PAULO) - Embora não seja o mais raro, o mais valioso, o mais potente ou o mais representativo de uma época, o Lamborghini Miura foi eleito pelo site Confused o melhor clássico de todos os tempos.

No algoritmo do site, o esportivo italiano obteve nota 8,58 - batendo rivais mais caros e famosos, como Ferrari F40 (8,51) e Ferrari 250 GTO (7,89) - por reunir altos índices de raridade, valorização, e popularidade: foram apenas 764 unidades produzidas, salto de 100% no preço em três anos (chegando ao patamar atual de US$ 1,85 milhão) e 1,46 milhão de buscas no Google.

Lambo miura 3x4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Lançado no Salão de Genebra de 1966, foi o primeiro projeto de Marcello Gandini - que mais enriqueceria o currículo com Lamborghini Countach, Lancia Stratos, BMW Série 5, Citroën BX, Maserati Quattoporte, entre outros - para o estúdio Bertone.

Miura P400 SV 1971 - Gooding & Company / Divulgação  - Gooding & Company / Divulgação
Miura P400 SV 1971
Imagem: Gooding & Company / Divulgação

O enorme V12 de 3,9 litros e 370 cv era instalado de forma perpendicular ao eixo traseiro. Em 1971, o Miura P400 SV chegava com 385 cv, rodas traseiras maiores, suspensão reforçada e velocidade máxima de 280 km/h, um assombro para a época.

Miura motor - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

Curiosidade: um protótipo conversível fora construído, mas obviamente nunca fabricado em série. Consta que tal peça única pertence a um colecionador francês atualmente.

Miura trs - Divulgação  - Divulgação
Miura P400 SV 1971
Imagem: Divulgação

A lista de celebridades que se tornaram proprietárias de um Miura é extensa: Frank Sinatra, Nicolas Cage, Miles Davis e, talvez o mais famoso, Rod Stewart.

Miura int - Divulgação  - Divulgação
Imagem: Divulgação

O último Miura SV foi entregue em 15 de janeiro de 1973.