Autódromo de Interlagos terá rali de carros antigos; saiba como participar
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
(SÃO PAULO) - Não dá para dizer que 2020 foi bom para o antigomobilismo. Araxá, Águas de Lindóia e tantos outros eventos internacionais foram cancelados por consequência da pandemia de Covid-19. Fora os museus fechados. Mas, se aproximando do fim, o ano que todos querem esquecer se redime parcialmente: primeiro com o Classic Car Celebration, e agora com o Rally de Regularidade Cars & Friends, organizado pela Universo Marx.
Que será em Interlagos, no traçado novo, que estreou em 23 de março de 1990, quando ficou decidido que a F1 voltaria para São Paulo. Daí a necessidade de encurtar os 7.873 metros de extensão de pista para 4.325 m (que depois viraram os 4.309 m atuais).
"Em um rali convencional, você tem as referências das ruas e estradas, além da planilha. Aqui, você tem que frear, acelerar e tangenciar exatamente nos mesmos lugares sempre. Por isso o copiloto é fundamental para memorizar certas marcações da pista", explica Maurício Marx, organizador da prova.
Também não há categorias. Se, por exemplo, um Fiat 147 estabelecer uma média de 3 minutos nas quatro primeiras voltas - que servirão para a dupla se habituar e encontrar o ritmo ideal - então 3 minutos será o tempo de volta que deverá cravar a cada rodada. E assim não estará competindo com um Chevrolet Corvette virando 30 segundos mais rápido.
"Cada participante poderá andar na melhor média que considere confortável e segura para seu automóvel. Nesta prova serão computadas as 8 melhores voltas de cada concorrente em cada posto, e as demais descartadas. Caso não complete 8 voltas haverá um acréscimo de pontos por posto perdido para compor o resultado final. Nunca será tolerado tempos de volta abaixo de 2 minutos e 25 segundos, sob pena de desclassificação", diz o regulamento.
"Para quem quer competir, é um grande desafio", avalia Marx.
No domingo, mais carro antigo na pista com a Historic Race e a Alfa Racing, que compõem a programação dos 500 Km de Interlagos, uma das mais tradicionais provas de longa duração do automobilismo nacional.
A inscrição custa R$ 550. Interessados devem mandar e-mail para 500km@500kmdesaopaulo.com.br.
Eu vou. E de Lotus Seven.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.