BMW já fez grade gigante antes, mas nenhuma tão cafona quanto a do Série 4
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
(SÃO PAULO) - Elemento essencial no design da BMW, a grade do radiador é marcada por uma seção no centro. Não se sabe ao certo quem enxergou ali a imagem de dois rins, mas desde sempre a peça é chamada de kidney (rim em inglês) grille, inclusive pela própria marca.
Apareceu pela primeira vez no 303, revelado no Salão de Berlim de 1933. Equipado com um inédito seis-cilindros de 1.173 cc e 30 cv, era tido como um carro voltado ao prazer ao volante do motorista. Até 1934, quando fora substituído pelo mais potente 315, cerca de 2.300 unidades foram fabricadas - somando-se aí as carrocerias sedã, conversível e roadster.
A partir do 303, uma grade repartida ao meio se tornou parte indissociável da identidade visual frontal de qualquer BMW. De Paul Bracq a Chris Bangle, passando por Claus Luthe e Adrian van Hooydonk, todos mexeram no tamanho e formato da grade, mas mantiveram seu caráter.
Às vésperas de completar 85 anos, o 328 exibiu uma nova leitura da grade frontal, nele mais demarcada e esguia. Seu auge foi a versão Mille Miglia, equipada com um seis-cilindros de 135 cv, ante 80 cv do original. Entre 1936 e 1940, apenas 464 unidades foram produzidas, o que faz do 328 um carro cobiçado entre colecionadores. Belo, bom de guiar e vencedor nas pistas (Le Mans, em 1939, é uma das principais conquistas), foi um dos 25 carros indicados à premiação Car of the Century, em 1999 (Ford Model T levou).
Primeiro carro de luxo da BMW do pós-guerra, o 501 também adotou um estilo mais delgado para a kidney grille. Que foi mantido no 502, de 1955,...
...mas mudou já no 503, lançado no ano seguinte. Este é um dos modelos mais raros da marca, pois apenas 413 exemplares foram fabricados até 1959.
Num degrau acima estava o 507, roadster de 1955 que deixou claro que mexer no duplo rim não era proibido - antes verticalizado, ficou horizontal. Produzido artesanalmente, custava o dobro de um Jaguar XK140. Cada uma das 252 unidades produzidas dava prejuízo à marca - que ao menos ganhou fama ao ter Elvis Presley como um dos proprietários do 507.
E assim a kidney grille ora cresceu, ora encolheu, ora foi alargada ou estreitada. Mas sempre destacada, mesmo quando pequena, como nos fabulosos M1...
....e Série 8.
Resumindo: grande ou pequena, horizontal ou vertical, a grade de um BMW nunca foi tão deselegante como a do novo Série 4.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.