'Olhou e fez sinal': motorista conta como soube que mulher estava em risco

O motorista de ônibus Paulo Jorge de Sousa, de 64 anos, cumpria mais um dia de trabalho quando acabou ajudando a salvar, junto com passageiros do veículo, uma mulher de uma tentativa de estupro na zona sul de São Paulo.

Ao UOL, Paulo, motorista da linha 574J/10 - Terminal Carrão/Metrô Conceição há 18 anos, contou como tudo ocorreu.

Ele notou uma movimentação estranha ao passar com o veículo pela rua Dom Vilares, por volta das 6h30 do dia 23 de outubro.

O motorista tinha acabado de parar o ônibus para embarque dos passageiros quando viu uma mulher sozinha na calçada. Em seguida, um homem surgiu e a abordou de forma estranha, a agarrando.

Ele a abordou de uma maneira muito violenta e suspeita. Achei que era casal que tinha brigado, mas ele forçou, abraçou ela, encostou no muro. E eu só observando.

O motorista notou que a bolsa dela caiu no chão e o homem estava levando a mulher para outra rua. "Eu parei do lado e disse: 'moça, sua bolsa está no chão'. Ele, então, a deixou pegar a bolsa e continuou. Já pensei: 'Tem alguma coisa errada'", lembra.

Paulo Jorge de Sousa trabalha na mesma linha há 18 anos e não tinha passado por situação parecida
Paulo Jorge de Sousa trabalha na mesma linha há 18 anos e não tinha passado por situação parecida Imagem: Arquivo Pessoal e Reprodução

Quando Paulo viu que eles viraram uma esquina e ele a abraçou, colocando a mão dela em sua cintura, simulando que eram um casal, ele decidiu parar o ônibus e descer.

Foi aí que me chamou mais a atenção. Parei o carro e gritei com ela, se ela precisava de ajuda. Uma passageira gritou também, ela olhou para trás e fez um sinal com a mão, pedindo ajuda.

Continua após a publicidade

Motorista, cobrador e passageiros, então, desceram para socorrê-la. A vítima, uma mulher de 39 anos, correu para dentro do ônibus. "Ela estava totalmente em pânico, não conseguia falar, só chorava", completa Paulo.

Segundo ele, a mulher disse que não o conhecia e que a ordem do homem foi que ela o acompanhasse. A vítima foi levada de ônibus para o 26.º DP e registrou um boletim de ocorrência como tentativa de estupro.

Há anos no volante pelas ruas de São Paulo, Paulo conta que nunca tinha passado por uma situação parecida. Na Via Sudeste, empresa responsável pelo trajeto, ele trabalha há quase 30 anos.

"Eu não esperava essa repercussão, mas faria a mesma coisa se fosse qualquer outra pessoa", disse ele. O caso ganhou destaque depois que imagens de câmeras de segurança mostrando a abordagem viralizaram nas redes sociais.

"A gente é orientado e treinado para isso, dar assistência ao usuário. Ela não estava no ônibus, mas a atitude era suspeita e me chamou a atenção. Ele ia fazer alguma coisa com ela."

O suspeito saiu andando pela rua, mas já foi identificado pela Polícia Civil e será submetido a reconhecimento pessoal hoje.

Continua após a publicidade

Ao UOL, a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo) informou que o caso foi registrado como tentativa de estupro na 26º Delegacia de Polícia (Sacomã) e é investigado pela Polícia Civil.

Deixe seu comentário

Só para assinantes