Topo

Sem Frescura: é normal se sentir estufado depois de comer?

Mais Sem Frescura
1 | 25
Siga o VivaBem no

Gabriela Ingrid

De VivaBem, em São Paulo

10/08/2020 04h00

Sabe aquela sensação de que vamos sair rolando depois de comer? Tem horas que a gente exagera, mas em algumas situações, mesmo uma refeição normal causa sensação de estufamento. A dúvida é: isso é normal?

Segundo especialistas, tudo depende. Ter a sensação de estufamento e até gases após uma refeição pode ser algo normal, dependendo do tipo de alimento consumido e também da forma como você se alimentou.

Alimentos como feijão, brócolis, repolho, ervilha, milho e lentilha produzem mais gases durante a digestão. Já os que são ricos em gordura e açúcares demoram mais para serem digeridos.

Uma refeição com poucas fibras também dificulta o trânsito do bolo fecal pelo intestino. Isso faz com que ele seja mais fermentado do que o normal pelas bactérias da flora intestinal, aumentando a produção de gases.

Além disso, comer muito rápido e sem mastigar direito, falar muito enquanto come e consumir bebidas gaseificadas ou alcoólicas também são hábitos que ajudam a aumentar essa sensação de estufamento.

O problema tende a ser pior à noite, especialmente para quem come e já vai deitar. Isso porque os hormônios que facilitam a digestão, como a secretina e a colecistocinina, diminuem de forma fisiológica durante à noite, uma vez que somos mamíferos de hábito diurno.

Vale ficar atento se esse tipo de sensação é constante e se manifesta após todas as refeições. Segundo os especialistas consultados, isso pode ser um indicativo de que algo não vai muito bem com o seu aparelho digestivo.

Problemas como intolerância à lactose ou ao glúten e síndrome do intestino irritável também têm o estufamento como um dos seus sintomas. Nesse caso, se essa sensação vier acompanhada de outros problemas, como constipação intestinal, cólicas e diarreias, especialmente depois de comer determinados tipos de alimentos, é bom procurar um especialista.

Assim, você não só descobre se está tudo bem com o seu corpo como também pode seguir tratamentos adequados à sua situação.

Roteiro: Rodrigo Lara. Fontes: Gabriela Cilla, nutricionista da Clínica NutriCilla; Ricardo Barbuti, gastroenterologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Alexandre Sakano, cirurgião gástrico da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Henrique Perobelli, gastroenterologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Leonardo Zottino Seraphim, médico da família da DaVita Serviços Médicos; Rafael Sanchez Neto, especialista em cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia do Hospital Santa Catarina; Marcia Wehba, gastroenterologista do Fleury Medicina e Saúde.