Fabiana Scaranzi: 'Não dormia à noite por causa dos fogachos da menopausa'

Uma das convidadas do VivaBem No Seu Tempo, evento que reuniu personalidades da geração 45+ para falar sobre saúde, sexualidade, beleza e como viver plenamente a maturidade, a jornalista Fabiana Scaranzi conta que a chegada do climatério e da menopausa causou grande impacto em sua vida, especialmente na rotina do sono e na disposição.

"Eu não dormia à noite porque tinha fogachos à noite inteira. Acordava e: tira o cobertor, põe o cobertor, tira o cobertor. Quando via, já estava na hora de acordar para a faculdade, eram seis da manhã", declarou Scaranzi no painel "É coisa da sua cabeça", que também teve a participação do ator Mateus Carrieri, da psicanalista Vera Iaconelli e da empresária Camila Faus, mediadora da conversa.

A jornalista, que está na quarta faculdade e atualmente cursa psicologia, disse que outra mudança no corpo que sentiu bastante durante o climatério e menopausa foi um cansaço extremo, que se iniciava no meio da tarde.

Imagem
Imagem: Mariana Pekin/UOL

"Cinco horas da tarde para mim parecia meia-noite. Começava a me dar uma leseira, mas uma leseira que eu tipo deitava de dormir aqui, mas era aquele sono bom, gostoso e profundo", relata ela, hoje aos 58 anos.

Ao perceber o quanto isso estava comprometendo o seu dia, Fabiana Scaranzi buscou ajuda médica. Discutiu os prós e contras da reposição hormonal, decidiu fazer o tratamento e sentiu melhora.

"Sou uma pessoa que precisa produzir, estudar, trabalhar e me comunicar para ser feliz. Para ter qualidade de vida e ser feliz tenho que ser assim, não adianta eu não ser assim e ser uma pessoa da qual não vou gostar. Fui procurar ajuda médica, acho que isso é fundamental."

Fabiana Scaranzi e Vera Iaconelli no VivaBem No Seu Tempo
Fabiana Scaranzi e Vera Iaconelli no VivaBem No Seu Tempo Imagem: Mariana Pekin/UOL

"Incêndio" nas costas

Fabiana conta que percebeu os primeiros sinais do climatério (fase que antecede a menopausa) ao voltar de carro do teatro com o marido e um casal.

Continua após a publicidade

"De repente, eu estava encostada no banco e subiu um 'incêndio' nas minhas costas, uma chama. Eu falei: 'Nossa amiga, desliga esse aquecedor porque tá bravo aqui no banco detrás'. Ela falou: 'Não tem aquecedor, vai procurar sua médica'. Parecia que tinha subido um fogo nas minhas costas. Foi aí que percebi e falei: 'Nossa, estou entrando na menopausa."

Deixe seu comentário

Só para assinantes