PUBLICIDADE

Topo

Prefeitura de BH vacina pessoas de 34 e 33 anos contra covid-19; veja datas

Para receber a dose é preciso ser cidadão de Belo Horizonte - iStock
Para receber a dose é preciso ser cidadão de Belo Horizonte Imagem: iStock

Colaboração para o UOL

03/08/2021 17h27

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a ampliação da vacinação contra a covid-19 para pessoas de 34 e 33 anos. Residentes da capital dessas duas faixas etárias começam a ser imunizados nesta semana.

Na sexta-feira (6) e sábado (7) vão receber a primeira dose homens e mulheres de 34 anos, respectivamente. Na próxima terça (10) e quarta-feira (11) é a vez de homens e mulheres de 33 anos, nesta ordem. (Calendário completo dos próximos dias abaixo)

Para receber a primeira dose, é preciso ser cidadão residente de Belo Horizonte e apresentar documento de identificação com foto. Também não pode ter recebido vacinas contra a covid-19 ou qualquer outro imunizante nos últimos 14 dias, nem ter recebido diagnóstico positivo para a doença, com início de sintomas nos últimos 30 dias.

A prefeitura também convoca os cidadãos de 33 a 18 anos, com comorbidades, para segunda dose a partir de segunda-feira (9). Além disso, pessoas com comorbidades convocadas por faixa etária, além de gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e Síndrome de Down, que tenham perdido a data de convocação anterior, também podem comparecer aos locais.

Para concluir o esquema vacinal, os usuários devem levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. Apesar do chamamento, a orientação é que "todos consultem o cartão antes de comparecer a um ponto de vacinação". Isso porque a prefeitura só antecipa a segunda dose em no máximo 7 dias.

Confira o cronograma dos próximos dias:

  • Quarta-feira (4): segunda dose para pessoas com comorbidades de 52 a 50 anos e primeira dose para homens de 35 anos, completos até 31 de agosto;
  • Quinta-feira (5): segunda dose para pessoas com comorbidades de 49 e 48 anos e primeira dose para mulheres de 35 anos, completos até 31 de agosto;
  • Sexta-feira (6): segunda dose para pessoas com comorbidades de 47 a 42 anos e primeira dose para homens de 34 anos, completos até 31 de agosto;
  • Sábado (7): segunda dose para pessoas com comorbidades de 41 a 34 anos e primeira dose para mulheres de 34 anos, completos até 31 de agosto;
  • Segunda-feira (9): segunda dose para pessoas com comorbidades de 33 a 18 anos e repescagem;
  • Terça-feira (10): primeira dose para homens de 33 anos, completos até 31 de agosto;
  • Quarta-feira (11): primeira dose para mulheres de 33 anos, completos até 31 de agosto.

A prefeitura indica que os convocados confiram os endereços dos postos de vacinação, conforme o grupo ou faixa etária, antes de se deslocarem até eles. Isso porque eles são organizados de forma a evitar aglomerações e desperdício de doses, e são específicos para cada público.

Os locais de vacinação fixos e extras funcionam, em dias úteis, entre 8h e 17h. Os pontos de drive-thru ficam abertos de 8h às 16h30. Aos sábados, o horário é de 7h30 às 14h e 8h às 14h, respectivamente.

Há, também, locais de vacinação com horário noturno. Na UFMG Campus Saúde (avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia), funciona de 12h às 20h. Na Faculdade Pitágoras (rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários), é possível se vacinar de 8h às 20h. No entanto, só podem funcionar nesses dois pontos os públicos convocados para o dia em questão.