Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 30,9 milhões de brasileiros completam vacinação, 14,61% da população

Quase 31 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 Imagem: oão Gabriel Alves/Agência Enquadrar/Folhapress

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

12/07/2021 20h06Atualizada em 12/07/2021 21h00

Hoje, o Brasil superou a marca de 30,9 milhões de pessoas que completaram a vacinação contra a covid-19. Até o momento, 30.936.587 brasileiros receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o que representa 14,61% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Em relação às vacinas que necessitam de duas doses, a primeira delas foi aplicada em 835.807 pessoas nas últimas 24 horas. O total de vacinados nesta etapa inicial chegou a 84.630.519, o equivalente a 39,97% da população do país. A dose de reforço foi aplicada em outras 276.816 entre ontem e hoje. No mesmo período, a dose única da Janssen foi aplicada em 133.053 brasileiros.

Imagem: UOL

Há quatro tipos de vacina sendo usadas neste momento no país. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de seus imunizantes para um combate mais eficiente à covid-19. No caso da Janssen, a fabricante indica o uso de apenas uma dose.

Proporcionalmente, o Rio Grande do Sul está à frente entre os estados que mais aplicaram a primeira dose: 46,91% de seus habitantes.

Mato Grosso do Sul continua como o estado que, em termos percentuais, conta com a maior parcela da população com vacinação completa —ou seja, receberam a segunda dose ou a dose única: 27,34% da população local.

Imagem: UOL

Sem estoque suficiente, Prefeitura de SP não garante avanço

A Prefeitura de São Paulo ainda não sabe dizer quando poderá avançar no calendário de vacinação contra a covid-19. Na manhã de hoje, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), disse que é necessário receber mais doses de imunizantes para que a cidade possa começar a vacinar pessoas com 36 anos de idade.

Nesta segunda (12), os paulistanos com 37 anos de idade podem ser vacinados contra o novo coronavírus. Sem a chegada de mais doses, o calendário, a princípio, fica estacionado nessa faixa etária até quarta-feira (14).

Ontem, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou uma nova antecipação do calendário de vacinação contra a covid-19 no estado. De acordo com ele, a faixa entre 39 e 37 anos deverá ser alcançada até a próxima quarta. A capital paulista já está na idade mais nova dessa faixa.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Covid: 30,9 milhões de brasileiros completam vacinação, 14,61% da população - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde