Topo

Instituto Butantan entrega mais 1 milhão de doses da CoronaVac

Funcionários pegam ampolas da CoronaVac no centro de produção do Instituto Butantan, em São Paulo - Amanda Perobelli/Reuters
Funcionários pegam ampolas da CoronaVac no centro de produção do Instituto Butantan, em São Paulo Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/06/2021 09h15Atualizada em 14/06/2021 12h16

O Instituto Butantan entrega hoje mais 1 milhão de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde. As doses serão distribuídas a todo o Brasil pelo PNI (Programa Nacional de Imunização). É o segundo lote de vacinas contra covid entregues pelo Instituto Butantan após quase um mês de paralisação.

Um atraso na entrega de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) pela China paralisou a produção da CoronaVac no Brasil entre 14 e 27 de maio. O governador João Doria (PSDB) acusa o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de ser o responsável pela demora da China em liberar o insumo.

Doria diz que o atraso é reflexo de uma retaliação diplomática após Bolsonaro afirmar que a China aproveitou a pandemia para crescer economicamente. O presidente também comparou o coronavírus a uma "guerra química".

No último dia 25, o Instituto Butantan recebeu 3 mil litros do IFA, que serão usados em junho para produzir 5 milhões de doses. O primeiro lote com 800 mil doses da CoronaVac foi entregue ao Ministério da Saúde na sexta-feira (11).

Segundo o Instituto Butantan, um novo lote de 6 mil litros de IFA, para a produção de mais 10 milhões de doses, deverá chegar a São Paulo até o final deste mês.

Desde o início da vacinação, o laboratório forneceu 49 milhões de doses da vacina contra a covid-19 ao Ministério da Saúde.