Topo

Paola Machado

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pé chato ou pé plano: o que causa? Posso correr? Causa dor? Dá para tratar?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

23/02/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sabe-se que aproximadamente 80% da população têm alterações nos pés, sendo a que a maioria poderia ser amenizada e as dores prevenidas com orientação e exercícios específicos. No entanto, em 90% dos casos o tratamento é feito apenas quando há presença de dores crônicas ou problemas secundários relacionados aos pés, como entorses de tornozelo e dores nos joelhos.

O pé tem a função de absorver o impacto durante a caminhada ou a corrida, e é responsável pelo equilíbrio, controle da postura e pela sustentação do corpo. As curvaturas dos pés, assim como as curvaturas da coluna, são fisiológicas para absorver impacto e para a passagem de estruturas como nervos, vasos e tendões.

Os arcos do nossos pés podem sofrer alterações como:

  • Pés cavos que apresentam a curvatura acentuada.
  • Pés planos, popularmente chamados de "pés chatos", é quando há o desabamento ou a não-formação do arco plantar, relacionado à falta de suporte do arco do pé e flexibilidade insuficiente dos ligamentos e tendões.

Qualquer alteração nessas curvaturas gera uma série de compensações posturais, principalmente em membros inferiores como quadris, joelhos e tornozelos.

Como saber se tenho pé plano?

Você já reparou em um pé de bebê? Assim como a lordose da coluna se desenvolve quando ficamos em pé, a curvatura do arco do pé também se desenvolve ao longo do tempo.

Mas por fatores específicos podem não se desenvolver:

  • Genética;
  • Frouxidão ligamentar;
  • Lesões traumáticas nos pés;
  • Doenças reumáticas.

Se o seu pé toca quase por inteiro no chão e não possui um arco na parte de dentro, ele é considerado um pé plano. Há 3 graus de intensidade: leve, moderado e grave.

A forma ideal para saber qual é o seu tipo de pé é uma avaliação biomecânica.

Dica: você pode ganhar mais consciência da forma do seu pé ao observar o desgaste no solado do seu tênis.

O pé plano pode gerar dor?

Geralmente o pé plano não ocasiona dores diretamente, mas há maior predisposição a dores de quadril, joelho e entorses de repetição no tornozelo.

Pessoas com esse tipo de pé acabam tendo a pisada "para dentro" que chamamos de pisada pronada. Esse tipo de pisada pode levar a alterações posturais reajustando o eixo de equilíbrio do corpo, contribuindo para o aumento da fadiga em membros inferiores.

Além disso, a diminuição do arco plantar diminui a capacidade de absorver o impacto no pé ao caminhar ou correr e pode aumentar o risco de lesão no pé e até predispor a problemas de tendinite, fasceíte plantar, dor metatarsal, dor no joelho e dor lombar pelo aumento das forças de impacto.

Evidências científicas associam o pé plano à lombalgia e alterações posturais como hipercifose e hiperlordose da coluna quando comparados a pessoas com o alinhamento normal dos pés.

Posso correr se tenho pé plano?

Sim, mas é importante ter alguns cuidados. A corrida, por ser uma atividade de alto impacto e sem a absorção e amortecimento adequado do arco plantar, pode ocasionar desequilíbrios musculares e articulares, aumentando o risco de lesão.

Para evitar problemas futuros, vale prevenir. É importante o fortalecimento de musculaturas específicas de membros inferiores e pés, além do uso adequado de um calçado ou palmilha proprioceptiva para garantir maior estabilidade e reduzir o risco de se machucar.

Existe tratamento para pé plano?

Em casos de dor e desconforto, procure por um profissional de saúde que possa avaliá-lo e orientá-lo corretamente. O tratamento geralmente é simples e focado em prevenção de lesões.

Há alguns anos, e ainda os adultos dessa geração são os resultados clínicos dessa época, era de praxe os médicos ortopedistas e pediatras recomendarem o uso de botas ortopédicas em crianças com pé chato para um possível ajuste da curvatura, mas hoje esse tipo de conduta só é realizada em casos mais específicos.

Estudos recentes apontam para bons resultados com o uso de palmilhas ortopédicas sob medida e personalizadas para cada caso, auxiliando no tratamento de forma complementar. As palmilhas fornecem suporte ao arco longitudinal dos pés, melhoram o controle e distribuição de pressão durante a caminhada e fornecem estabilidade. A cirurgia é indicada apenas em casos graves quando há interferência no padrão de marcha.

O tratamento mais adequado para prevenir alterações posturais e lesões se dá através do fortalecimento da musculatura, exercícios de propriocepção e exercícios de alongamento muscular através da fisioterapia.

*Colaboração Renata Luri, fisioterapeuta doutora pela Unifesp e Juliana Satake, fisioterapeuta sócia da Clínica La Posture

Referências:

- Cesar Netto, Cesar; Deland, Jonathan T; Ellis, Scott J. Guest Editorial: Expert Consensus on Adult-Acquired Flatfoot Deformity.Foot Ankle Int ; 41(10): 1269-1271, 2020 Oct.

- Cláudia dos Santos Borges; Luciane Fernanda Rodrigues Martinho Fernandes; Dernival Bertoncello. Correlação entre alterações lombares e modificações no arco plantar em mulheres com dor lombar. Acta ortop. bras. vol.21 no.3 São Paulo May/June 2013.

- Elataar, Faten F; Abdelmajeed, Salwa F; Abdellatif, Nasef M N; Mohammed, Maha M.

J Musculoskelet Neuronal Interact. Core muscles' endurance in flexible flatfeet: A cross - sectional study. ; 20(3): 404-410, 2020.

- Guaracy Carvalho FilhoI; Alceu Gomes ChueireII; Helencar IgnácioIII; Adriano Barros de Aguiar LeonardiIV; Luciano Barboza de SouzaIV; Reinaldo Oliveira Seleti. Pé plano: tratamento pela técnica de Koutsogiannis modificada. Acta Ortopédica Brasileira. Acta ortop. bras. vol.11 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2003.

- Heyes, Gavin John; Vosoughi, Amir R; Weigelt, Lizzy; Mason, Lyndon; Molloy, Andrew.Pes Planus Deformity and Its Association With Hallux Valgus Recurrence Following Scarf Osteotomy. Foot Ankle Int ; 41(10): 1212-1218, 2020.

-Huang, Yu-Ping; Peng, Hsien-Te; Wang, Xin; Chen, Zong-Rong; Song, Chen-Yi. The arch support insoles show benefits to people with flatfoot on stance time, cadence, plantar pressure and contact area.
PLoS One ; 15(8): e0237382, 2020.

-Sterian, Alin Gabriel; Ulici, Alexandru.Quality of Life after Flatfoot Surgery in the Pediatric Population.
. J Med Life ; 13(3): 356-361, 2020.

-Takabayashi, Tomoya; Edama, Mutsuaki; Inai, Takuma; Kubo, Masayoshi. Differences in rearfoot, midfoot, and forefoot kinematics of normal foot and flatfoot during running. J Orthop Res ; 2020 .