Topo

Para olhar e comer: museu francês permite que visitantes comam as obras

Degustação no museu Cité Internationale de la Gastronomie, em Lyon, na França - Divulgação
Degustação no museu Cité Internationale de la Gastronomie, em Lyon, na França Imagem: Divulgação

Do UOL

06/11/2019 12h44

O usual aviso de segurança dos museus - aquele que avisa que as obras expostas podem ser observadas, mas não tocadas - não vale no Cité Internationale de la Gastronomie (Cidade Internacional da Gastronomia), em Lyon, considerada a capital culinária da França.

Recém-inaugurado em um prédio reformado onde funcionava o hospital Grand Hôtel-Dieu, fechado em 2010, o museu oferece uma imersão dos visitantes no mundo da gastronomia usando os cinco sentidos. Sim, até mesmo o paladar.

Ambiente de degustação do museu Cité Internationale de la Gastronomie, na França - Philippe Desmazes/AFP - Philippe Desmazes/AFP
Imagem: Philippe Desmazes/AFP

Quem vai ao local, tem a oportunidade experimentar criações de chefs locais e internacionais. "Venha conhecer a equipe de cozinheiros da Cité, que preparam os pratos diante de seus olhos, trocam dicas e receitas e convidam a participar de workshops de culinária", convoca o site ofical.

O museu Cité Internationale de la Gastronomie funciona no prédio do antigo hospital Grand Hôtel-Dieu - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O museu também tem espaço sobre a história da evolução da comida, além de uma exposição interativa para crianças aprenderem sobre a gastronomia de diferentes lugares do mundo.

O preço do bilhete para visitar o museu é 12 euros (aproximadamente R$ 54 em valores convertidos em 06/11/02019) por pessoa e gratuito para crianças com menos de 5 anos.