Topo

Viajar para comer: conheça festivais gastronômicos para todos os paladares

Do Uol

14/09/2019 04h00

Quando se planeja uma viagem, é muito difícil não levar em conta um roteiro gastronômico. Pensando nisso, a Booking.com analisou suas propriedades em mais de 150.000 destinos em 229 países para recomendar festivais sobre culinária dos mais diversos gostos.

As sugestões passam por uma das maiores festas sobre pizza na Itália, um dos grandes festivais de chocolate do mundo e opções para experimentar insetos um tanto quanto "estranhos". As atrações agradam desde o perfil mochileiro até quem curte uma viagem em família. Veja o que se encaixa no seu roteiro ideal:

Ribfest - Ontário, Canadá

Ribfest - Ontário, Canadá - Divulgação/Booking.com - Divulgação/Booking.com
Imagem: Divulgação/Booking.com

Os apaixonados por carne podem sempre se esbaldar no "Maior Festival de Costela" do Canadá, o "Ribfest", que fica em Spencer Smith Park, em Burlington, Ontário. Em sua 22ª edição, o festival de 2019 contou com a participação dos 19 melhores mestres na arte de fazer costela de toda a América do Norte.

Esta pode ser uma oportunidade para se empanturrar de carne e também apreciar uma cerveja gelada. Aliás, enquanto faz a digestão, você pode curtir as bandas locais que se apresentam em três palcos, além de fogos de artifício e concursos de comida com a participação de jurados famosos.

Napoli Pizza Village Festival - Napóles, Itália

Napoli Pizza Village Festival - Napóles, Itália - Divulgação/Booking.com - Divulgação/Booking.com
Imagem: Divulgação/Booking.com

Mais de 1 milhão de apaixonados por pizza de todo o mundo são esperados na edição deste ano do famoso "Napolli Pizza Village Festival", em Nápoles, a terra natal da pizza. O festival acontece entre os dias 13 e 22 de setembro deste ano.

Além de saborear a pizza mais famosa do mundo, os visitantes também terão a chance de participar de workshops oferecidos por mestres da pizza de todos os cantos do planeta, conferir exposições, shows e até participar de concursos.

Bug Fest - Carolina do Norte, EUA

Bug Fest - Carolina do Norte, EUA - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Se você faz o estilo "estômago de avestruz" e não tem medo de encarar pratos incomuns, o "Bug Fest" é o festival para você. O evento acontece no dia 21 de setembro de 2019 no Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e conta com pratos feitos à base de insetos preparados por chefs da região, além de exposições, atividades, apresentações educativas e workshops.

Salon du Chocolat - Paris, França

Salon du Chocolat - Paris, França - Manon Gustave / 500px - Manon Gustave / 500px
Imagem: Manon Gustave / 500px

O "Salon du Chocolat" é o destino dos sonhos de qualquer chocólatra. O festival acontece entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, no Paris Expo Porte de Versailles, e neste ano celebra sua 25ª edição.

O festival, que conta com a participação de 60 países, reúne sabores internacionais e as últimas tendências do universo do chocolate em suas exposições, atividades, competições, workshops, aulas de culinária com chefs renomados, esculturas de chocolate e até mesmo um desfile de moda envolvendo o doce.

Tokyo Ramen Show , Japão

Tokyo Ramen Show , Japão - Divulgação/Booking.com - Divulgação/Booking.com
Imagem: Divulgação/Booking.com

Com duração de onze dias entre o final de outubro e o começo de novembro, o festival "Tokyo Ramen Show" celebra neste ano a sua 10ª edição. No Parque Olímpico de Komazawa, o evento é dedicado aos amantes do macarrão oriental e apresenta as delícias oferecidas por 30 vendedores de todo o Japão e as diferentes iguarias regionais do ramen.

Tunarama Festival - Port Lincoln, Austrália

Tunarama Festival - Port Lincoln, Austrália - Divulgação/tunarama.net - Divulgação/tunarama.net
Imagem: Divulgação/tunarama.net

O "Tunarama Festival", em Port Lincoln, Austrália, acontece todos os anos e é lar de uma competição diferente: o arremesso de atum. Mas não é só de bizarrice que se faz o evento, que é celebrado durante o feriado "Australia Day", em janeiro.

Os visitantes podem aproveitar os produtos fresquinhos dos mercados locais, curtir música ao vivo e jantares com ingredientes produzidos localmente, além de opções de frutos do mar frescas, sem mencionar os desfiles temáticos de atum.