PUBLICIDADE

Topo

Sexoterapia# 49: Há sexo na terceira idade? Ana Canosa e Mirian Goldenberg debatem o tema

de Universa

26/03/2021 04h00

Segundo Ana Canosa, sexóloga e apresentadora do podcast Sexoterapia, há, sim, sexo na terceira idade. E pode ser sexo dos bons. "Há percalços e desafios, problemas, doenças crônicas. Mas também há muita disposição para o abraço, para a alegria e muitas possibilidades, inclusive médicas, para ajudar em questões relativas a problemas com a resposta sexual. Veja a discussão completa no vídeo acima.

Na terceira idade, Ana lembra, a resposta do corpo é mais lenta. E isso é normal. Por isso é importante conhecer o corpo, o ritmo e os desejos, para buscar a sexualidade da forma mais prazerosa possível. "Perceba quando você tem mais disposição, descubra formas de prazer que possam ir além da penetração e, se precisar, lance mãos de recursos que possam ajudar no sexo, como tratamentos hormonais e recursos que possam auxiliar em possíveis disfunções eréteis do parceiro", diz Ana.

Mirian Goldemberg, antropóloga e convidada do episódio, lembra que a liberdade é o bem mais precioso que temos hoje, também na terceira idade. "Não deve haver modelos nem obrigações. Falar de sexo é falar de liberdade", diz Miriam. Ela defende que a opção por não querer mais fazer sexo também deve ser respeitada. "Sexo é para libertar, e não para aprisionar. Todas as mulheres têm direito a fazer suas escolhas", diz.

Segundo as duas especialistas, a possibilidade de falar e de tratar a sexualidade com naturalidade é o ponto mais importante a ser considerado. "Não se pode achar que todos os idosos precisam sair fazendo sexo. Mas tampouco podemos encarar idosos e idosas como seres assexuais. A possibilidade da vivência é ampla e maravilhosa", diz Ana.

Para saber mais:

  • Livro: Liberdade, felicidade e foda-se (Mirian Goldenberg)
  • Filme: Candelaria
  • Séries: Grace and Frakie (Netflix); O Método Kominsky (Netflix)
  • Instagram: @helenaschargel
  • Ted: A invenção de uma bela velhice (Mirian Goldenberg)
  • Podcast: Meu inconsciente coletivo, episódio Como você goza?

Acompanhe o Sexoterapia

Terceira idade é o tema do oitavo e último episódio da sexta temporada do podcast Sexoterapia, que trata da sexualidade nas diferentes fases da vida.

Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, jornalista, e Ana Canosa, sexóloga, recebem a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Sexoterapia, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube —neste último, também em vídeo.