PUBLICIDADE

Topo

Podcast

Sexoterapia

A sexóloga Ana Canosa e a jornalista Marina Bessa conduzem o papo sobre sexo e relacionamento.


Sexoterapia

Sexoterapia #34: "Achei que seria mais fácil suportar a dor de ser traído com outra mulher"

De Universa

06/11/2020 04h00

Há dois anos, o consultor financeiro Flávio, 38, descobriu que sua mulher, com quem está casado há mais de uma década, se envolveu amorosamente com uma colega de trabalho. Contrariando o que se diz popularmente sobre o imaginário masculino, Flávio diz que não achou nada sexy o fato de ter sido traído com alguém do sexo oposto. "Foi muito chocante saber da infidelidade, e o fato de ser com uma mulher mexeu bastante com meu orgulho. Eu sempre achei que seria mais fácil, e poderia até ser um pouco excitante, mas a realidade é que senti minha masculinidade ferida", contou ao podcast Sexoterapia, que estreia hoje a sua quinta temporada.

Talvez Flávio seja a exceção à regra, faça parte da minoria apontada por uma pesquisa publicada no jornal britânico Evolutionary Psychology, segundo a qual pelo menos quatro a cada cinco homens héteros preferem encontrar as esposas ou namoradas na cama com outra mulher.

Mas essa estatística pode estar mudando, de acordo com a sexóloga Ana Canosa, apresentadora do podcast. E isso teria a ver com o empoderamento feminino, diante do qual os homens estão precisando rever sua masculinidade, seu papel no mundo, nos relacionamentos. "Será que toda movimentação da dinâmica feminina social não assusta mais hoje do que assustava antigamente? Uma mulher com outra mulher significa, hoje em dia, duas potências juntas. É o suprassumo do 'não preciso de homem'", diz.

O fato é que a maneira como reagimos a uma traição, tanto homens quanto mulheres, é imprevisível, segundo o jornalista e psicanalista Ivan Martins. "É como sofrer um acidente de automóvel, você não tem controle sobre isso. O acidente pode ser enorme, deixar sequelas, ou pode ser uma raspadinha na porta", compara. No caso de Flávio, as sequelas foram graves, mas mesmo assim, ele decidiu perdoar a traição. "Foi um processo bem difícil, mas decidi apostar no nosso relacionamento. Estamos juntos novamente depois de muito vai e vem", diz.

Para saber mais

  • Livros: "Dom Casmurro", Machado de Assis; "Casos e Casos: Repensando a Infidelidade", Esther Perel; "Na Ponta da Língua", Pamela Druckerman
  • Séries: The Boys (Amazon Prime), The Affair (Globo Play)

Acompanhe o Sexoterapia

Infidelidade é o tema do trigésimo quarto episódio da quinta temporada do podcast Sexoterapia, dedicada a refletir sobre dilemas masculinos. Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, jornalista, e Ana Canosa, sexóloga, recebem o jornalista e psicanalista Ivan Martins.

Sexoterapia vai ao ar às sextas-feiras e está disponível no UOL, no Youtube de Universa e nas plataformas de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Orelo e Castbox.

Sexoterapia