Topo

Lab da Beleza

Vanessa Rozan testa produtos, trends e dupes que viralizaram nas redes, pra você nunca mais cair em cilada


Quem vê close, não vê corre? Gravamos bastidores de Vanessa Rozan na SPFW

De Universa, em São Paulo

16/04/2024 10h24

Nos bastidores da São Paulo Fashion Week, o glamour dá lugar ao intenso trabalho dos profissionais da beleza. O Lab da Beleza, quadro veiculado nas redes sociais de Universa, teve acesso aos corredores agitados do backstage da 57ª edição do evento, na última sexta-feira (12), e acompanhou a apresentadora de TV, maquiadora e pesquisadora Vanessa Rozan.

A expert assinou a beleza de duas marcas na edição deste ano. Sua missão foi criar uma maquiagem que dialogasse com a proposta de roupa e penteado de cada desfile. A reportagem acompanhou os bastidores da produção do desfile da marca cearense Catarina Mina, que estreou na SPFW com uma coleção que homenageia as artesãs e sua tradição de trabalho manual.

Para o desfile, Vanessa Rozan trouxe um blush alto e com tons de laranja, como se fosse um pôr do sol. "É muito legal construir uma maquiagem para um desfile, porque você vai entendendo o raciocínio tanto do estilista quanto do stylist, pra entender o que faz sentido na maquiagem e complementar essa imagem que eles querem mostrar na passarela: se é olho, se é boca, se é geométrico, se é esfumado. Cada coisa tem um significado na maquiagem".

Além de maquiar as modelos, Vanessa também ofereceu suporte à equipe e deu dezenas de entrevistas para a mídia — só sobrou tempo de tomar um café.

Tem um monte de gente lá fora que acordou, bateu um babyliss, se preparou, fez uma maquiagem e veio pra assistir os desfiles. A gente, que veio para trabalhar, tem que lembrar sempre que esse é o nosso lugar. Trabalhar é isso: é chegar super cedo, carregar a mala e entregar a beleza a tempo e dar conta de todo o estresse que é. Vanessa Rozan

O desfile de sexta-feira começaria às 14h30, mas a maquiadora já estava a postos às 10h e a preparação começou dias antes. "Cheguei atrasada, cheguei às 10h, porque eu já tive todas as questões pra resolver no meu primeiro turno da maternidade, então filha acordou, escola, mochila...Vai, arruma a maleta. Ontem, anteontem, lavei pincel, deixei tudo limpinho. Musculação também está em dia, porque tive que subir escada, carregando maleta, se o joelho não tiver bom, não dá conta".

Mas nem sempre as coisas correm conforme o planejado nos bastidores da moda. "Quando a gente faz teste de maquiagem, às vezes é muito assertivo, mas lembro que eu já cheguei pra acompanhar teste de maquiagem e o teste estava marcado para as oito e, às duas horas da manhã, a gente não tinha fechado ainda".

Backstage é um negócio de tensão, envolve muitas frentes: modelo, gente, fotógrafo. Pra dar ruim, é assim, ó: um minuto. Vanessa Rozan

Assista à parte 1 do vídeo abaixo ou no topo da matéria:

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quem vê close, não vê corre? Gravamos bastidores de Vanessa Rozan na SPFW - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Lab da Beleza