Topo

Júri decide amanhã disputa judicial de Amber Heard e Johnny Depp. Entenda

Amber Heard e Jhonny Depp se enfrentaram no tribunal Imagem: Reuters

Rafaela Polo

De Universa, São Paulo

30/05/2022 16h40

Depois de seis semanas, muitas testemunhas e depoimento dos atores, o julgamento de Amber Heard e Johnny Depp está prestes a ter um veredito. Enquanto Amber alega ter sido vítima de frequentes agressões e pede 100 milhões de dólares de retratação, Depp a processa devido a um artigo publicado em dezembro de 2018 no jornal Washington Post, onde a atriz alegava ser vítima de violência doméstica.

Com pressão do público, que em sua maioria defende Johnny Depp - o vídeo mais popular usando sua hashtag de defesa já passou da marca de 15 bilhões de visualizações, advogados de Depp fazendo uso de diversas táticas, entre elas a de fazer várias perguntas muito rapidamente para confundir Amber em suas respostas, muita descredibilidade à vítima, o júri popular tem até amanhã (31) para tomar uma decisão sobre tudo o que ouviu. Universa destaca a seguir os momentos mais marcantes do julgamento.

Quais são os possíveis cenários diante do veredicto do júri?

Muito se falou sobre o que aconteceu no tribunal, mas pouco sobre o que pode acontecer com Amber e Depp ao final do julgamento. Como ambos estão pedindo valores de indenização, um dos possíveis cenários é que, quem ganhar, seja ela ou ele, receba o valor total ou uma cifra menor do que a pedida.

Há também a possibilidade de nenhum dos dois levar nada com o processo após a deliberação final e a de fazerem um acordo extrajudicial para que sejam decididas as compensações. Tudo vai depender da opinião do júri e do juiz sobre o caso.

Amber Heard x Johnny Depp: principais momentos da disputa judicial

'Eu sabia que não ia sobreviver se não o deixasse'

O pedido de divórcio de Amber para o ator veio à tona quando fotos dela com diversos machucados foram divulgadas em 2016. Ela alegava que tinha apanhado de Depp e pedia o fim do relacionamento.

Durante o julgamento, a atriz afirmou que as agressões ocorriam com frequência. Ela afirma que os machucados chegaram, inclusive, a chamar a atenção do ator James Franco em um set de filmagem do filme "Traumas da Infância".

Além dos espancamentos, Amber afirma que sofria violência sexual do ex. Um de seus depoimentos mais fortes foi quando disse que ele abusou sexualmente dela fazendo o uso de uma garrafa.

Acusações de Depp

Enquanto Amber acusa Depp de violência doméstica, ele a acusa de difamação. Tudo começou após ela escreveu um artigo autoral para o jornal Washington Post, onde dizia ter sido mais uma vítima, mas sem dar nomes ou detalhes de sua relação com o ator. Para ele, a ação fez com que "perdesse tudo", como papéis com a Disney e Warner, na sequência de "Piratas do Caribe" e "Animais Fantásticos", e acabasse com a sua reputação.

'Vamos afogá-la e depois queimá-la'

Os advogados de Amber leram no tribunal mensagens que Johnny Depp teria trocado com seu amigo, o também ator Paul Bettany, sobre ela. No texto, ele dizia que queria que ela morresse, que ia afogá-la e depois queimá-la para ter certeza que não sobreviveria, além de chamá-la de nomes vulgares.

Depp confirmou que as mensagens eram dele, mas alega que nunca bateu em Heard ou em qualquer outra mulher.

Reação do público

Depp é aplaudido e Amber é vaiada na saída do tribunal do condado de Fairfax, na Virgínia (EUA) Imagem: Chris Kleponis / Cliff Owen / Consolidated News Pictures / Getty Images

Os fãs estão sendo parte importante desse julgamento. Por se tratarem de duas figuras públicas, há muito conteúdo divulgado na internet contra e a favor de ambos.

Amber tem saído em desvantagem nesse sentido. De acordo com o jornal "Washington Post", o vídeo mais popular do TikTok pedindo justiça para Depp, fazendo o uso da hashtag #JusticeforJohnnyDepp, tem mais de 15 bilhões de visualizações, enquanto o mesmo, para Amber, tem apenas 51 milhões.

E não é só isso: é possível conseguir uma pulseira para assistir o julgamento diariamente. Fãs de Depp começaram a chegar no dia anterior para conseguirem um lugar dentro do tribunal para apoiá-lo - ele frequentemente acena aos fãs quando chega. Já Amber, ouve vaias.

Falsa doação

Logo que pediu o divórcio, Amber disse que todo o dinheiro recebido por ela seria doado para instituições que apoiassem mulheres vítimas de violência doméstica. Contudo, apenas um terço desse dinheiro foi doado até hoje, cerca de US$ 1,3 milhões de dólares.

Os advogados de Depp usam a falta da conclusão da doação como um recurso contra ela, enquanto os da atriz afirmam que os pagamentos pararam devido ao tamanho do valor pedido por Depp de indenização.

Muita bebida e uso de drogas

Em seu testemunho, muitas vezes interrompido por momentos de choro e emoção, Amber falou que logo que começou seu relacionamento com Depp, ele a fazia sentir a mulher mais especial do mundo, mas que seu uso abusivo de álcool e drogas era determinante para seu comportamento. Como prova, seus advogados mostraram diversas fotos dela machucada e diversas trocas de mensagens entre o casal.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Júri decide amanhã disputa judicial de Amber Heard e Johnny Depp. Entenda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Violência contra a mulher