PUBLICIDADE

Topo

Diversidade

Rio celebra mês do Orgulho LGBTQIA+ com painéis na orla de Copacabana; veja

Postos em Copacabana recebem painéis em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIA+, que acontece em junho - Tomaz Silva/Agência Brasil
Postos em Copacabana recebem painéis em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIA+, que acontece em junho Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Da Agência Brasil

30/05/2021 14h13

Os 24 postos de salvamento da orla do Rio receberam painéis de 2m x 5m, em média, com as palavras respeito, liberdade, amor, igualdade, afeto, vida e orgulho e ainda com as cores da bandeira do Orgulho LGBTQIA+. Placas informativas mostram também as palavras traduzidas para o inglês, italiano, francês, alemão e mandarim.

A instalação, que faz parte do projeto Rio Diversidade, feita pela prefeitura do Rio, por meio da Riotur, empresa de turismo do município, é para reforçar as lutas e as conquistas dessa população e celebrar o mês do Orgulho LGBTQIA+.

Os painéis nas cores da bandeira do Orgulho LGBTQIA+ poderão ser vistos até o fim de junho nos cinco postos de Copacabana, em seis espalhados no Arpoador, em Ipanema, no Leblon e um em São Conrado, todos na zona sul, além de oito na Barra da Tijuca e quatro no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste.

Postos em Copacabana recebem painéis em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIA+, que acontece em junho - Tomaz Silva/Agência Brasil - Tomaz Silva/Agência Brasil
Postos em Copacabana recebem painéis em comemoração ao mês do Orgulho LGBTQIA+, que acontece em junho
Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Iluminação

Além da galeria com os painéis na orla da cidade, entre os dias 25 e 28 de junho os Arcos da Lapa, no centro, e a Cidade das Artes, que sede da Riotur, na Barra, serão iluminados, das 18h à 01h, com as cores da bandeira LGBTQIA+.

De acordo com a Riotur, a iniciativa coloca a cidade novamente num cenário de respeito à diversidade e apoio às diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Para a presidente da empresa, Daniela Maia, a cidade do Rio é gigante na hospitalidade, inclusive com reconhecimento internacional e, por isso, a Riotur acende a luz para a diversidade brilhar.

O Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em 28 de junho, em homenagem à Revolta de Stonewall, que ocorreu em resposta à invasão da polícia de Nova York ao bar Stonewall Inn, no bairro do Greenwich Village. Os policiais começaram a prender os frequentadores do local, mas foram surpreendidos pela reação de centenas de pessoas revoltadas com a recorrente opressão policial contra pessoas LGBTQIA+. A reação se transformou em um marco representativo na luta por seus direitos civis.

Diversidade