Topo

Netflix cancela série após governo da Turquia vetar personagem gay

Netflix preferiu cancelar série a censurar personagem gay - Mike Blake
Netflix preferiu cancelar série a censurar personagem gay Imagem: Mike Blake

De Universa, em São Paulo

21/07/2020 09h09

A Netflix anunciou o cancelamento da série "If Only" depois que autoridades locais da Turquia pediram a remoção de um personagem gay no roteiro. A atração foi anunciada no mês de março e contaria com a produção da empresa local Ay Yapim e da estrela turca Özge Özpirincci.

A administração turca alegou que, por conta da presença de um personagem gay no roteiro da série, a Netflix não conseguiria obter uma licença para as filmagens. O serviço de streaming, por sua vez, optou por cancelar a produção de "If Only" em vez de censurar o texto. Desde 1923, a homossexualidade não é criminalizada no país, mas o governo de Erdogan tem usado leis contra "ofensas à moral pública" para impor restrições à comunidade LGBT local.

De acordo com o The Hollywood Reporter, outros séries clássicas da Netflix que contam com personagens LGBT — como "Orange Is The New Black" e "Hollywood" — são transmitidas normalmente na Turquia sem cortes.

Em nota, a Netflix disse que não pretende parar de produzir séries e filmes no país. "Estamos orgulhosos do talento incrível com o qual trabalhamos. Atualmente, temos vários originais turcos em produção — com mais por vir — e esperamos compartilhar essas histórias com nossos membros em todo o mundo", disse.

No entanto, essa não é a primeira vez que autoridades locais tentam censurar um roteiro da Netflix no país. Houve também um pedido para que fosse um episódio da série americana "Designated Survivor", sob alegação de que o show representava um líder político turco como vilão.