Adaptador conecta lâmpada ao smartphone e ajuda a economizar energia
Com o intuito de criar iluminação inteligente para casa, os empreendedores Tiago Loureiro, Vinicius Loureiro e Wellington Soares Junior inventaram um adaptador que conecta qualquer lâmpada rosqueada (E-27) e permite apagar, acender e controlar a luminosidade por meio de um aplicativo, via smartphone. O invento promete substituir de forma parcial e mais barata alguns sistemas de automação residencial e ajuda a economizar energia.
A instalação do Bluelux® não requer reforma: basta rosquear o adaptador no soquete e em seguida, encaixar a lâmpada (E-27), seja ela incandescente, fluorescente ou LED. Feito isso, para começar a usar o produto, é preciso baixar o app (também chamado Bluelux), gratuitamente, pela Google Play (para sistemas Android 4.3 ou superior) ou pela App Store (para iPhone).
Além de saber se estão acesas ou apagadas, o adaptador permite, no caso das lâmpadas dimerizáveis, que você ajuste automaticamente o brilho de cada foco ou conjunto de lâmpadas no ambiente, ao longo do dia e/ou da noite. "Geralmente esquecemos lâmpadas acesas e isso gera desperdício de eletricidade. Nosso objetivo é automatizar os interruptores e transformar lâmpadas comuns em dispositivos inteligentes”, diz Tiago Loureiro.
O projeto
O protótipo passou pelas fases de estudos, criação e desenvolvimento e, no momento, o trio de inventores aguarda o término da campanha de financiamento coletivo no site da Kickante para arrecadar o valor de R$ 15 mil e iniciar a produção em massa. A previsão é que o Bluelux® chegue ao mercado a um custo de R$ 169,90, a unidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.