Macacos são atraídos por publicidade com imagens de sexo, indica pesquisa
Os homens não são os únicos atraídos pelas publicidades baseadas em sexo e status social. Segundo um estudo publicado na revista científica "Plos One", essas preferências também prevalecem entre os macacos. Seria apenas uma coincidência?
Provavelmente não. Pesquisadores norte-americanos afirmam que a semelhança levanta a hipótese de que a nossa susceptibilidade a esses fatores na publicidade sejam reflexos de mecanismos biológicos herdados de nossos ancestrais.
Para chegar a essa conclusão, foram realizados testes com macacas mulattas --espécie também conhecida como macaco Rhesus. Os primatas (machos e fêmeas) foram treinados a usar uma tela sensível ao toque.
Na sequência, os pesquisadores criaram "campanhas publicitárias" que combinavam o logotipo de diferentes marcas (Acura, Pizza Hut, Adidas, Domino’s Pizza, Nike e Citroen) com algumas imagens. Resultado: os macacos, mesmo sem motivação externa, escolheram repetidamente as marcas que foram associadas às imagens das genitais de uma fêmea e dos rostos de machos dominantes, mas não para marca que foram associadas ao rosto de machos subordinados.
"Portanto, é provável que haja um forte impulso biológico por trás das respostas comportamentais dos homens provocadas por apelos ao sexo e ao status, que podem ser amplificados ou silenciados pela experiência social", destacou o estudo, que envolveu pesquisadores de quatro instituições americanas [Universidade de Stanford, Universidade de Colorado, Universidade da ensilvânia e Universidade de Duke].
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