Topo

Spotify salta na bolsa com perspectiva otimista e mais usuários

31/01/2023 16h58

Por Supantha Mukherjee e Dawn Chmielewski

ESTOCOLMO/LOS ANGELES (Reuters) - A Spotify Technology disse a investidores nesta terça-feira que reduzirá investimentos e trabalhará para se tornar mais eficiente após um ano de apostas em tecnologia e conteúdo.

O presidente-executivo, Daniel Ek, disse que o "ambiente macro" mudou drasticamente ao longo do ano passado, preparando o terreno para a empresa apertar o cinto.

"Em retrospectiva, provavelmente me empolguei um pouco e investi demais em relação à incerteza que vimos se formando no mercado", disse Ek durante a conferência com investidores sobre o desempenho no quarto trimestre do ano passado.

A Spotify investiu pesado em podcasts e audiolivros em 2022, com despesas operacionais crescendo duas vezes mais rápido que sua receita. Isso preparou o cenário para a companhia demitir 600 funcionários este mês e cortar outros custos.

A empresa disse esperar que as margens brutas melhorem ao longo do ano, com o maior foco na eficiência e previsões de crescimento de usuários ativos mensais. A Spotify projeta que o número de ouvintes chegará a 500 milhões no trimestre atual.

“Sempre soubemos que 2022 seria um ano de investimento e 2023 será um ano em que desaceleraríamos os investimentos e, portanto, as despesas operacionais, enquanto a receita continuaria subindo”, disse o diretor financeiro, Paul Vogel, em entrevista.

As ações da Spotify subiam mais de 11% nesta terça-feira.

O número de usuários ativos mensais aumentou para 489 milhões no trimestre, superando a orientação do Spotify e as previsões de analistas de 477,9 milhões. O desempenho foi apoiado por campanhas de marketing e crescimento na Índia e Indonésia.

Os assinantes premium, que representam a maior parte da receita da empresa, aumentaram 14%, para 205 milhões, superando as estimativas de 202,3 milhões, segundo dados da Refinitiv.

Além da previsão de meio bilhão de usuários, a Spotify também espera que os assinantes premium atinjam 207 milhões no trimestre atual e que a receita some 3,1 bilhões de euros. Analistas esperavam 202 milhões de assinantes e faturamento de 3,05 bilhões de euros.

No ano passado, a Spotify traçou planos para obter 1 bilhão de usuários até 2030 e atingir uma receita anual de 100 bilhões de dólares. A companhia também prometeu retornos de margens maiores para os negócios que envolvem podcasts e audiolivros.

A empresa investiu mais de 1 bilhão de dólares no desenvolvimento de podcasts, que atualmente possui mais de 4 milhões de programas. Mas esses investimentos pesaram sobre as margens brutas.

No ano passado, a Spotify cancelou 11 podcasts originais da Parcast e da Gimlet, dois estúdios que a empresa adquiriu em 2019, mudando o foco para programas originais e exclusivos que atraem ouvintes, como "Batman Unburied", da Warner Bros, ou o suspense "Caso 63".

"A Spotify vai dobrar as coisas que funcionaram bem e parar de fazer as coisas que não funcionam", disse Ek à Reuters. "Estamos muito mais focados na eficiência."