Topo

TSMC tem lucro trimestral recorde; vê salto na receita e em gastos de capital

14/01/2021 10h43

TAIPEI (Reuters) - A Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) divulgou nesta quinta-feira seu melhor lucro trimestral da história e elevou as estimativas de receita e de gastos de capital para níveis recordes, prevendo que terá "vários anos de oportunidades de crescimento".

A maior fabricante de chips terceirizada do mundo está cada vez mais otimista à medida que o trabalho remoto em meio à pandemia de coronavírus impulsiona a demanda por chips avançados para alimentar dispositivos premium - demanda que deve continuar a crescer à medida que a tecnologia 5G e os aplicativos de inteligência artificial são adotados mais amplamente.

A TSMC agora espera aumentar os gastos de capital na produção e desenvolvimento de chips avançados para entre 25 bilhões e 28 bilhões de dólares este ano, até 60% a mais do que o valor gasto em 2020.

Ela também revisou suas metas da taxa composta de crescimento anual para a receita durante o período de 2020 a 2025 para 10% a 15% de uma estimativa anterior de 5% a 10%.

A demanda por chips tem sido tão alta que fabricantes ao redor do mundo estão alertando sobre a escassez. Diversas montadoras viram seus cronogramas de produção atingidos por oferta insuficiente, levando a TSMC a ver um salto na demanda das montadoras no quarto trimestre.

"Estamos trabalhando com nossos clientes para mitigar o impacto da escassez", disse o presidente-executivo C. C. Wei a analistas, sem dar mais detalhes.

A escassez tem várias causas, dizem executivos da indústria e analistas, incluindo a compra em massa da gigante chinesa de tecnologia Huawei, um incêndio numa fábrica de chips no Japão, paralisações causadas pelo coronavírus no sudeste da Ásia e uma greve na França.

Parcialmente ajudado pelo lançamento do iPhone 12 da Appl, o lucro líquido da TSMC para o quarto trimestre disparou 23% para 142,8 bilhões de dólares taiwaneses (5,1 bilhões de dólares), superando estimativa de consenso da Refinitiv de 135,39 bilhões. A receita saltou 22% para o recorde de 12,68 bilhões de dólares.

A TSMC previu que a receita do primeiro trimestre atingiria um novo recorde entre 12,7 bilhões e 13 bilhões de dólares, ante 10,3 bilhões no mesmo período do ano anterior. O preço das ações da fabricante de chips subiu mais de 70% nos últimos 12 meses, dando a ela um valor de mercado de 560,7 bilhões de dólares.

(Por Yimou Lee e Ben Blanchard)