Conteúdo publicado há 1 mês

Celular Seguro registra 30 mil alertas de bloqueio de aparelhos

O programa Celular Seguro, criado pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), já recebeu mais de 30 mil pedidos de bloqueio de aparelhos por furto, roubo ou perda. Os dados foram divulgados pela pasta nesta terça-feira (12).

O que aconteceu

O aplicativo do governo federal tem mais de 1,7 milhão de usuários cadastrados em todo o Brasil, com 1,3 milhão de celulares registrados. A ferramenta foi implementada em dezembro do ano passado.

Até esta terça, o Celular Seguro registrou, no total, 30.473 mil alertas de bloqueio.

Após o registro de perda, roubo ou extravio, os bancos e instituições financeiras devem fazer o bloqueio das contas. O procedimento e o tempo para a operação de cada empresa podem variar e estão disponíveis nos termos de uso do site e do aplicativo - disponível na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Como funciona o bloqueio?

O aparelho celular é bloqueado a partir do acionamento de um "botão de emergência". Ao registrar-se no programa, é possível indicar pessoas de confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios. Também é possível que a própria vítima acione o botão acessando o site por um computador.

A reversão do bloqueio não é permitida pelo aplicativo. Segundo orientações do ministério, caso o usuário emita um alerta de perda, furto ou roubo, mas recupere o telefone em seguida, deverá solicitar os acessos através do contato com a operadora ou o banco.

Deixe seu comentário

Só para assinantes