Topo

Por que 1º voo comercial da Virgin foi só até a beirada do espaço

Avião Space Ship Two, da Virgin Galactic, no Novo México; espaçonave é "solta" no ar por um avião e, na sequência, ativa um propulsor em direção ao espaço - Divulgação
Avião Space Ship Two, da Virgin Galactic, no Novo México; espaçonave é "solta" no ar por um avião e, na sequência, ativa um propulsor em direção ao espaço Imagem: Divulgação

De Tilt*, em São Paulo

29/06/2023 15h33Atualizada em 30/06/2023 09h16

A Virgin Galactic realizou nesta quinta-feira (29) seu 1º voo comercial. Ainda que a missão tenha sido um sucesso, o voo é considerado suborbital, atingindo tecnicamente a região conhecida como "beirada do espaço", a 85 km de altitude.

Mesmo assim, os tripulantes da missão Galactic 01 conseguiram observar a curvatura da Terra e experimentar alguns minutos de sensação da gravidade.

Se o voo da Virgin atingiu a fronteira do espaço, o que é considerado, então, como espaço?

Definições de espaço

De forma geral, o espaço é definido como a região acima da atmosfera, a camada de gases que envolve a Terra. No entanto, a definição exata de onde o espaço começa pode ser diferente dependendo para quem você pergunta.

Nave VSS Unity, da Virgin Galactic, em missão comercial realizada nesta quinta-feira (29) - Divulgação - Divulgação
Nave VSS Unity, da Virgin Galactic, em missão comercial realizada nesta quinta-feira (29)
Imagem: Divulgação

Os Estados Unidos têm uma definição própria, que considera que o espaço começa a uma distância de 80 km da superfície da Terra. Se um piloto ou o membro de uma tripulação ultrapassa este altura, já pode ser chamado de astronauta.

É neste limite que se apoia a Virgin Galactic, ao dizer que os tripulantes da sua missão chegam ao espaço.

Uma das convenções mais aceitas, no entanto, é a da FAI (Federação Internacional de Aeronáutica), que define que o espaço fica acima da linha de kárman, a uma distância de 100 km acima do nível do mar.

Quando, por exemplo, balões chegam a uma altura um pouco menor que essa, costuma-se dizer que eles atingiram os "limites do espaço". Por essa razão, é dito que a missão da Virgin chega na "beirada" do espaço com sua altitude de 85 km.

Em comparação, tanto a Blue Origin, do bilionário Jeff Bezos, quanto a SpaceX, do bilionário Elon Musk, conseguem fazer voos que ultrapassam os 100 km de altitude.

*Com texto de Guilherme Tagiaroli, de Tilt