Topo

Para evitar golpes, portabilidade de celular exige confirmação adicional

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

30/04/2023 15h07Atualizada em 29/08/2023 08h25

Se você quer fazer portabilidade (mudar seu número de celular para outra operadora), agora haverá um passo adicional. A medida é importante, pois alguns golpistas abusavam da tática para roubar o número das vítimas e, posteriormente, se passar por elas.

Segundo a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações), o cliente que pedir a portabilidade de seu número móvel receberá uma mensagem informativa e um SMS solicitando a confirmação do processo. Se a mensagem não for respondida em até 30 minutos, a operação será cancelada.

Caso o cliente não consiga responder a mensagem no prazo estabelecido, ele deve ligar para a operadora para a qual ele pediu a portabilidade e solicitar um novo SMS.

A nova regra já está liberada para números com DDD 67, que compreende cidades do Mato Grosso do Sul, e será expandida aos poucos para todos os DDDs do Brasil.

Camada adicional pode evitar "golpe da portabilidade"

No ano passado, relatamos o caso de uma pessoa que foi vítima de SIM Swap, um golpe em que criminosos tomam posse do número de telefone da vítima ao fazer uma transferência para outro chip.

Neste caso, além de roubar o número, os criminosos queriam transferí-lo para outra operadora por meio da portabilidade. A vítima só recebeu um SMS dizendo que seu número iria para outra empresa de telecomunicações.

Com a nova regra divulgada pela Anatel, a vítima poderia simplesmente ignorar a mensagem de confirmação e entrar em contato com a sua operadora, relatando a tentativa de roubo de número.

Não custa lembrar que a partir do momento que golpistas conseguem roubar o número de alguém, eles podem tentar recuperar senhas de redes sociais (alguns serviços enviam códigos de recuperação por SMS) ou até mesmo pedir dinheiro para contatos via WhatsApp.