Topo

Equipamento militar usa IA para detectar o que há por trás de paredes

Xaver 1000, dispositivo da startup Camero-Tech que usa IA para detectar pessoas atrás de paredes Imagem: Reprodução/Camero-Tech

Ellen Alves

Colaboração Tilt*, do Rio de Janeiro

28/06/2022 16h09

Uma startup israelense de tecnologia militar desenvolveu um equipamento de imagem 3D que permite ver o que está atrás de paredes. Com ajuda de um sistema com inteligência artificial, é possível diferenciar crianças, adultos e animais, além de mostrar se uma pessoa está em pé, sentada ou deitada, diz a fabricante.

Criado pela empresa Camero-Tech, o dispositivo recebeu o nome de Xaver 1000. Ele foi desenvolvido para monitorar objetos vivos e estáticos atrás das paredes e de outros obstáculos físicos.

Como funciona

O Xaver 1000 precisa ser colocado diretamente na parede. Por meio de uma tela de 10,1 polegadas sensível ao toque, o que está do outro lado é identificado com ajuda de algoritmos e exibido em imagens 3D.

De acordo com a empresa, o dispositivo coleta informações precisas e em tempo real da missão como: presença de vida no local; número de pessoas e distância do dispositivo; panorama geral do aposento, incluindo dimensões e principais elementos.

Ainda segundo a Camero-Tech, o equipamento pode ser usado por policiais, equipes de busca e salvamento e unidades de inteligência que operam em diversos cenários, incluindo ambientes hostis e que tenham passado por desastres ambientais.

Outros recursos da tecnologia:

  • Detecção simultânea de objetos móveis e imóveis
  • Asas de antenas dobráveis para deixá-lo mais compacto e ser fácil de transportar.
  • Recursos de exibição e controle remotos via wi-fi.
  • Gravação e reprodução de dados para análise pós missão.

*Com informações dos sites DailyMail e Camero-tech

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Equipamento militar usa IA para detectar o que há por trás de paredes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Inovação