Topo

Gadget para monitorar sono de pet? Os produtos bizarros previstos para 2022

AFP
Imagem: AFP

Thaime Lopes

Colaboração para Tilt*, em São Paulo

27/12/2021 14h40Atualizada em 30/12/2021 14h09

Dia 5 de janeiro começa a edição de 2022 da CES (Consumer Eletronics Show), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas, no EUA. Apesar de ainda faltar uns dias para o evento, alguns produtos que serão apresentados já foram revelados e, como todos os anos, vários chamaram a atenção por serem um pouco mais diferentes que o comum.

Confira a seguir cinco desses produtos curiosos (alguns são até que úteis) que estarão na CES 2022:

1. A saúde do seu pet na palma da mão

Vestível iPetWeaR, da ITRI, monitora saúde do seu pet - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Vestível iPetWeaR, da ITRI, monitora saúde do seu pet
Imagem: Reprodução/YouTube

A promessa do iPetWeaR é que os donos de bichinhos possam monitorar a saúde dos pets por um aplicativo. A premissa é simples: um aparelho é acoplado na coleira do animal e informações sobre o batimento cardíaco, padrões de sono, respiração e localização são enviados em tempo real ao app.

Tudo isso é feito por um pequeno radar que usa tecnologia fisiológica para obter todos esses dados. Sabemos de muitos pais e mães de pets que vão amar a novidade.

2. Chega de roncar

Motion Pillow é um travesseiro que se ajusta conforme a pessoa ronca - Divulgação - Divulgação
Motion Pillow é um travesseiro que se ajusta conforme a pessoa ronca
Imagem: Divulgação

Você dorme ao lado de alguém que ronca ou você mesmo sofre com esse mal? Então o Motion Pillow 3 é para você.

O travesseiro possui uma tecnologia que detecta quando a pessoa está roncando. Quando isso ocorre, ele infla os airbags para que a pessoa mude de posição e pare de roncar.

É um ótimo presente de Natal para aquele ser humano que não te deixa dormir até mais tarde por causa do barulho.

3. Casa smart de um jeito fácil

Flic Twist é um interruptor simples que ajuda quem tem a casa conectada - Divulgação - Divulgação
Flic Twist é um interruptor simples que ajuda quem tem a casa conectada
Imagem: Divulgação

Quem tem qualquer função da casa conectada a aplicativo sabe que nem sempre a tecnologia ajuda a gente. Às vezes passamos mais tempo tentando descobrir como acender a luz do que se tivéssemos um interruptor simples. Aí é que entra o Flic Twist: entendendo que tem muita gente que sofre para descobrir funções de suas casas smart, o aparelho usa uma tecnologia bem simples: é só girar e apertar.

A ideia é que em vez de ficar apertando mil botões até achar o comando desejado, a pessoa possa simplesmente ir rodando o controle do aparelho e pressionar quando encontrar o que deseja, deixando assim o uso mais intuitivo e bem menos complicado.

4. Alimentando os passarinhos

Bird Buddy identifica pássaros e avisa quando comida está acabando - Divulgação - Divulgação
Bird Buddy identifica pássaros e avisa quando comida está acabando
Imagem: Divulgação

Essa é para os fãs dos passarinhos: uma câmera smart que te avisa quando a comida que você deixou para as aves está acabando. Mas não é só isso: a Bird Buddy ainda consegue identificar mais de mil espécies de pássaros, tira foto e armazena para que você possa ver sua coleção de aves alimentadas. Meio? Pokémon Go?

5. Lousa branca tecnológica

Lousa tecnológica V Board - Divulgação - Divulgação
Lousa tecnológica V Board
Imagem: Divulgação

A ideia da V Board é transformar qualquer aparelho compatível num tipo de lousa branca, usando câmera e caneta com sensores infravermelhos. Basicamente, os acessórios transformam uma tela de PC, por exemplo, numa lousa virtual em que o usuário pode desenhar, escrever e fazer o que mais der na telha.

Pode até parecer um conceito estranho, mas a V Board já é sucesso no Kickstarter - site de financiamento coletivo -. Durante a campanha, foi arrecadado mais de 5 vezes o valor inicial.

*Com informações do TechRadar