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É novo no TikTok e quer bombar? Então veja dicas de quem já faz sucesso ali

Imagem: wayhomestudio/ Freepik

Lucas Santana

Colaboração para Tilt

16/12/2021 04h00

Em 1967, o artista Andy Warhol profetizou: "no futuro, todos vão ter seus 15 minutos de fama". A frase icônica poderia muito bem ser o slogan do TikTok. Por lá, o objetivo comum é viralizar. Hoje, a rede social de vídeos curtos conta com 1 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo —e o Brasil ocupa um lugar de destaque no pódio de países que mais utilizam o serviço.

Com esse volume de potenciais seguidores, internautas passaram a ver na plataforma um meio para divulgar trabalhos, fazer parcerias pagas com empresas ou, simplesmente, ter seus momentos de fama repentina, mas será que existe um segredo para que novos produtores de conteúdo consigam bombar na plataforma? É o que Tilt procurou descobrir com especialistas e influenciadores.

Mais do que dancinhas

Humor, pets, tutoriais, danças e dublagens dominam os temas dos vídeos publicados no TikTok, mas a plataforma quer ir além disso fortalecendo conteúdos de saúde mental, sustentabilidade e diversidade.

Por isso, não existe um tema específico que tenha mais chance de bombar. É importante apenas ficar de olho nas tendências de estilos de vídeo que estão viralizando para você se inspirar.

E o que faz os internautas gastarem tanto tempo consumindo vídeos curtos? Segundo Rafael Arty, diretor comercial da Squid, empresa de tecnologia especializada marketing de influência e comunidades, o segredo está no formato da plataforma, que estimula o uso pela descoberta de novos conteúdos.

"Isso se deve muito à construção do algoritmo, sem muito do viés de todas as outras redes sociais, que têm o foco em conectar pessoas. É possível passar o dia inteiro no TikTok e não esbarrar em algum conteúdo de alguém que você segue", explica Rafael Arty.

E, sim, ainda são pessoas mais jovens o público que mais consome, produz e compartilha conteúdos na plataforma. Por aqui, o TikTok ganhou popularidade principalmente entre a chamada geração Z, de pessoas nascidas entre os anos 1990 e a primeira década dos anos 2000; e Alpha, nascidas a partir de 2010.

Contudo, não existe uma restrição de faixa etária. Se você é novato na plataforma e quer ver o número de seguidores crescer, confira a seguir dicas de tiktokers de sucesso.

Joy Moretti - 145,9 mil seguidores

@joy_moretti

Jornalista, feminista, mãe e tiktoker. A paulistana começou a criar conteúdos por influência do filho, no início da pandemia, como forma de diversificar a oferta de posts ao público. Seus vídeos abordam temas como o combate ao machismo, a discriminação contra pessoas LGBTQIA+ e situações cotidianas, sempre com tom de ironia e bom humor.

"Hoje posso dizer que o TikTok é a rede onde sou mais livre. Não é ainda a rede com a qual mais ganho dinheiro, mas é a que faço com mais liberdade mesmo. Alterno os conteúdos, falo de tudo, posso ser engraçada ou simplesmente fazer uma dancinha e me divertir. Nas lives já conheci gente bacana que tenho como amigos na vida real", diz.

Dicas

  • Poste vídeos com frequência. "Uma rede social deve ser alimentada. Sempre indico dois vídeos por dia, porque o algoritmo entrega mais quanto você se mantém na plataforma", afirma.
  • Encontre o seu público, mesmo que seja um nicho. "Você não precisa ser refém de um mesmo tema, mas se você falar sobre algo de que tem mais conhecimento, a tendência é formar um público mais rapidamente."
  • Aposte em conteúdo ao vivo. "As lives são oportunidades que você têm para conhecer o público, criar um laço. O algoritmo também beneficia o engajamento de quem faz lives. Além de poder ganhar presentes em dinheiro dos seus apoiadores."
  • Posicione diante de temas sociais importantes. "Posicionamento vale muito. As pessoas gostam de vídeos que falam de posicionamento político, ou feminismo, ou combate ao racismo, lgbtfobia, entre outros. Estar ligada a uma causa ou fazer conteúdo que ensina as pessoas em torno desse tema é muito positivo e costuma viralizar."

Jooj Natu - 8 milhões de seguidores

@Jooj_natu

O piauiense Jooj é cantor, integrante do grupo de rap Natu Rap e influenciador profissional. Seu perfil é considerado um dos mais vistos do país na base de dados da plataforma, o Creators Marketplace.

Lá, ele explora com humor situações típicas do cotidiano, cria personagens e retrata histórias pessoais e familiares. Ele também compartilha bastidores da carreira musical e sua relação com a fama.

Jooj trabalha seus vídeos com metas e planejamento. "Tenho combinado comigo mesmo a meta de um vídeo por dia, todos os dias, sempre procurando ver o que está em alta, de modo a inserir sutilmente em meus roteiros", afirma.

Dicas

  • Pegue leve com você mesmo no início. "Ninguém começa sendo bom", diz.
  • Jooj Natu também encoraja uma boa frequência de postagens. "Tudo na vida é consistência. Seja consistente e você terá resultados."
  • Entenda seu o público. "Pesquise sobre seu nicho, descubra quais perfis fazem sucesso e o porquê deles fazerem sucesso."
  • Procure referências no trabalho de outras pessoas. "As coisas que você consome e gosta irão refletir diretamente no seu conteúdo."

Pablo e Veronica - 1,9 milhão de seguidores

@pabloeveronica

Dancinhas, brincadeiras, challenges (desafios), dublagens e momentos em família na frente do espelho recheiam o perfil. A conta foi criada pelo dentista Pablo Beck Puhle e sua esposa Giovanna Della Vechia, a pedido da sua filha, a pequena Verônica, de apenas 8 anos.

A família de Caxias do Sul (RS) já recebeu convites para participar de programas de TV diante do sucesso no TikTok.

Dicas

  • Mostre o que você é de verdade com um bom equipamento. "Naturalidade é essencial, qualidade técnica de filmagem e verdade em seu conteúdo", diz Pablo.
  • Fique de olho nas tendências de conteúdo na plataforma. "Seguimos trends que façam sentido, principalmente para um conteúdo familiar e divertido".
  • Mantenha uma boa interação com seus seguidores. "Seja o mais verdadeiro possível. Ouse ser você e retribua sempre o carinho dos fãs", conclui.

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