Me ajuda, como reconhecer firma por autenticidade pela internet?
Colaboração para Tilt, em Florianópolis
10/12/2021 04h00Atualizada em 22/12/2021 12h32
Já precisou se deslocar até o cartório para reconhecer firma por autenticidade e provar que a sua assinatura é sua mesmo? Se você não curte esse processo, saiba que existe um jeito de torná-lo mais prático.
A plataforma e-notariado, administrada pelo Colégio Notarial do Brasil, permite que você faça isso pela internet, com ajuda de um certificado digital. O serviço é oferecido pelos tabeliães de notas do país para validar as assinaturas de documentos como escrituras, procurações, autorizações de viagens de menores de idade, testamentos, entre outros.
Para manter a segurança, é utilizada a tecnologia de armazenamento de dados blockchain, que possibilita a criptografia das informações durante a autenticação.
Vale lembrar que ainda não é possível reconhecer firma por semelhança de maneira online. Mas a oferta de resolver alguns processos pela internet já facilitam bastante o dia a dia.
Confira abaixo passo a passo para tirar o seu certificado digital e como reconhecer firma.
Emissão do certificado gratuito
Caso você já tenha comprado um certificado digital, emitido pela ICP-Brasil, pule para a "Parte 2" desse passo a passo. Caso contrário, siga as dicas a seguir:
- Acesse o site e-notariado (link aqui). Prossiga em "Solicite seu certificado";
- Na página seguinte, selecione o seu Estado, a cidade e o bairro para localizar um cartório credenciado e vá em "Consultar";
- Em seguida, o endereço do cartório e o número de telefone serão exibidos nos resultados da sua busca. Vá em "Telefones". Você deverá entrar em contato com o tabelião solicitando o certificado digital.
Siga as recomendações passadas e aguarde a chegada do seu documento digital.
Reconhecimento de firma por autenticidade online
- Solicite o reconhecimento de firma por autenticidade ao tabelião que você entrou em contato (na etapa anterior);
- O seu documento deverá ser assinado por todas as partes envolvidas e enviado para o cartório via correio, por motoboy ou outra entrega rápida de sua preferência. Quando receber a documentação, o tabelião realizará uma videoconferência com você e, se for o caso, com os demais requerentes;
- Na videochamada, o tabelião confirmará os seus dados e enviará, de maneira online, um Termo de Confirmação de Identidade, Capacidade e Autoria (TEC) para o Reconhecimento de Firma por Autenticidade;
- Você deve assinar o TEC com o seu certificado digital (o mesmo solicitado na etapa anterior do texto) ou já adquirido pela ICP-Brasil. O tabelião prosseguirá com o reconhecimento no documento original enviado e o devolverá por correio ou outra forma de entrega.
Pronto. Você concluiu o seu reconhecimento de firma.