Topo

Pode colocar papel alumínio na air fryer? O que dizem as marcas

Air fryer: saiba se pode ou não colocar papel alumínio Imagem: Getty Images

Colaboração para Tilt

22/08/2023 04h00Atualizada em 30/08/2023 18h09

A air fryer se tornou um eletrodoméstico queridinho do público nos últimos anos por sua praticidade e forma saudável de preparar os alimentos. Devido a sua tecnologia de circulação de ar quente, a fritadeira elétrica permite que qualquer um — até os menos habilidosos na cozinha — faça pratos crocantes e saborosos sem a necessidade de imersão em óleo.

Apesar disso, muitas pessoas usam o papel alumínio para auxiliar no preparo e na lavagem do eletrodoméstico.

No entanto, é certo usar papel alumínio na air fryer? Será que isso é seguro?

Tilt foi atrás das maiores fabricantes de fritadeiras no Brasil para saber quais são as recomendações de cada uma delas. Para adiantar, saiba que as respostas variam entre as marcas que aprovam e não aprovam o uso da folha metálica.

Pode colocar papel alumínio na air fryer?

Britânia

Sim, mas com ressalvas.

O gerente de desenvolvimento de produto da Britânia, Pedro Cheliga, afirma que é possível usar o papel alumínio no preparo dos pratos desde que o consumidor siga duas recomendações básicas: embrulhe apenas o alimento que será cozido ou o recipiente adicionado ao alimento no cesto da fritadeira.

Segundo ele, não é recomendado forrar todo o cesto do eletrodoméstico com o papel porque isso pode afetar no fluxo de ar e prejudicar o preparo do alimento. Cobrir a fritadeira pode obstruir a passagem do ar e, inclusive, danificar o aparelho.

O ideal é embrulhar apenas o alimento ou utilizar algum acessório de silicone, com furos, que não atrapalhem o fluxo de ar e ainda ajudam na limpeza da panela.

Mondial

Sim.

A Mondial permite o uso de papel alumínio e também do papel manteiga na panela. Segundo eles, o material até colabora para a versatilidade no preparo de diversas receitas.

Multi

Sim, mas com ressalvas.

É possível ter o auxílio da folha metálica em preparos de alimentos variados. No entanto, a Multi alerta que, ao cobrir o fundo da cuba, a circulação de ar diminui e aconselha o consumidor aumentar o tempo de preparo do prato.

A marca ainda orienta evitar embutidos inteiros dentro da air fryer. Opte por picá-los para evitar que o alimento estoure durante o preparo.

Philco

Sim, mas com ressalvas.

A Philco permite o uso do papel desde que seja de maneira correta, sem bloquear a circulação do ar quente da fritadeira. Se tiver bloqueio, eles explicam que haverá uma falta de distribuição uniforme do calor, que irá prejudicar o funcionamento do produto.

A fabricante recomenda não usar o papel alumínio por tempo prolongado ou com muita frequência, pois pode prejudicar a funcionalidade do produto. O ideal é utilizar o alimento embrulhado nele, o que pode dar um aspecto de assado em vez de frito.

Philips Walita

Não.

A Philips Walita não recomenda o uso de papel alumínio, tampouco de papel manteiga, durante o preparo das comidas. Isso porque, segundo ela, o material impede que o ar quente circule de forma adequada, interferindo no resultado do prato e gerando riscos ao aparelho.

Entretanto, a empresa indica o uso de outros acessórios, como grelhas e cestas antiaderentes ou de silicone, para ajudar o consumidor.

Polishop

Sim.

A Polishop não tem nenhuma contraindicação ao uso da folha metálica. Também aprova o uso de refratários, grelhas e formas durante o cozimento dos pratos, sem qualquer restrição.

A reportagem entrou em contato com as assessorias de imprensa da Arno, Cadence, Electrolux e Oster, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto, e o conteúdo será atualizado se as marcas responderem.

Quer ficar por dentro das principais ofertas da internet? Acompanhe o Monitor de Ofertas UOL, que seleciona diariamente grandes descontos em diversos produtos. Siga o Monitor de Ofertas também no Twitter.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pode colocar papel alumínio na air fryer? O que dizem as marcas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Gadgets