Topo

Avião cai, e sinal de iPad salva piloto e filha desaparecidos nos EUA

Adolescente foi resgatada horas depois que o monotor em que ela estava com o pai cair. Eles foram localizados graças ao sinal do iPad da jovem de 13 anos - Reprodução NBC
Adolescente foi resgatada horas depois que o monotor em que ela estava com o pai cair. Eles foram localizados graças ao sinal do iPad da jovem de 13 anos Imagem: Reprodução NBC

De Tilt, em São Paulo

17/11/2021 10h46Atualizada em 17/11/2021 10h46

Um piloto e sua filha ficaram desaparecidos por horas depois que seu avião monomotor caiu na Pensilvânia (EUA), no domingo (14), e foram encontrados ao sinal do iPad da mulher.

Segundo a Polícia Estadual da Pensilvânia, o avião decolou do Aeroporto Internacional Wilkes-Barre Scranton, em Pittston Township, e desapareceu do radar "depois de uma rápida descida". O piloto de 58 anos e sua filha, de 13 anos, eram os únicos passageiros do monomotor Cessna 150.

Após a notificação do desaparecimento da aeronave, as buscas começaram, coordenadas pelo Centro de Coordenação de Resgate da Força Aérea dos Estados Unidos, de acordo com a polícia.

James Serafin, chefe do Bear Creek Volunteer Hose Company (corpo de bombeiros local), contou à emissora CNN que assim que o piloto foi identificado, eles entraram em contato com sua esposa, que estava esperando a família em seu destino final, e obtiveram o número do celular do homem.

"Eles (equipe de resgate) conseguiram fazer o pingdo celular [teste de latência de um aparelho] e descobriram que a filha tinha um iPad e, com alguns iPads, você consegue fazer o ping dos sinais para ele. Foi assim que conseguirmos essa coordenada, que é onde os localizamos", disse Serafin.

O avião e os dois passageiros foram encontrados em uma área densamente arborizada a cerca de 11 km a sudeste do Aeroporto Internacional Wilkes-Barre Scranton. Pai e filha estavam em estado pré-hipotérmico e tinham com ferimentos leves, disse a polícia. O bombeiro classificou o episódio de "milagre".

"Por tudo que já vivi, você realmente não ouve falar de sobreviventes, especialmente na área onde eles caíram, é muito densamente arborizada. Eles tiveram que passar por entre as árvores e tudo mais. Definitivamente foi um milagre", disse Serafin.

As causas da queda da aeronave serão investigadas.