Topo

Drone da Boeing reabastece caça dos EUA durante voo: 'Evento histórico'

Caça Super Hornet F/A18 com a mangueira do drone acoplada para o reabastecimento - Reprodução/YouTube/Boeing
Caça Super Hornet F/A18 com a mangueira do drone acoplada para o reabastecimento Imagem: Reprodução/YouTube/Boeing

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/06/2021 12h33Atualizada em 10/06/2021 13h31

Um Vant (veículo aéreo não tripulado) da Boeing foi utilizado para reabastecer um caça da Marinha dos EUA em pleno voo, durante um teste realizado na sexta-feira (4). Concluída com sucesso, a operação marca o primeiro abastecimento aéreo feito por um drone e é tida como um "evento histórico" para a aviação.

O MQ-25 da Boeing decolou antes do jato Super Hornet F/A18, que voou em formação fechada atrás do VANT para garantir o desempenho e estabilidade durante o teste. Ambas aeronaves já estavam em altitude e velocidade operacionalmente relevantes, quando o Vant estendeu a mangueira e deu início ao processo de reabastecimento.

"Ver o MQ-25 cumprindo sua tarefa principal hoje, abastecer um F / A-18, é um momento significativo e emocionante para a Marinha e mostra um progresso concreto em direção à realização das capacidades do MQ-25 para a frota", disse o capitão Chad Reed para a agência Navair.

Leanne Caret, CEO do departamento de defesa da Boeing, esteve alinhado com o militar e tratou o teste bem-sucedido como um "evento histórico" para o futuro da aviação militar.

De acordo com o comunicado liberado pela Boeing, este foi o 26º voo de teste do MQ-25. A expectativa é de que o drone passe por mais simulações digitais e avaliações de aerodinâmica, antes de ser completamente incorporado à frota da marinha estadunidense.