PUBLICIDADE
Topo

Tatuagem com QR Code para enganar pessoas dá errado e vídeo viraliza; veja

Após fazer tatuagem com código que leva a vídeo, comentários pedem que o Youtube tire vídeo do ar - Reprodução/TikTok
Após fazer tatuagem com código que leva a vídeo, comentários pedem que o Youtube tire vídeo do ar Imagem: Reprodução/TikTok

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/01/2021 17h43

Uma pegadinha de um homem que tatuou um QR Code que encaminha ao link de música que foi sucesso dos anos 80 não surtiu o efeito desejado quando a "trolagem" foi colocada em prática.

O vídeo no TikTok, que teve mais de 4,5 milhões de acessos, mostra um pessoa tentando captar o QR Code com a câmera. O código, tatuado na panturrilha esquerda de um homem, encaminha para a música Never Gonna Give You Up, um sucesso de Rick Astley de 1987 que se tornou meme nos EUA.

No entanto, ao apontar a lente para o desenho na pele, uma propaganda do YouTube aparece, quebrando totalmente o clima da brincadeira.

O objetivo da tatuagem era aplicar a "Rickrolling", brincadeira conhecida na web e popularizada entre os norte-americanos. Ela consiste em mensagens com títulos aparentemente interessantes que chamavam a atenção de usuários das redes sociais, mas ao clicar no link, o vídeo com a música de Rick Astley aparecia para enganar os indivíduos - mostrando que não era nada importante.

Após a grande repercussão na rede social chinesa, muitos comentários pediam — de forma irônica — para que o YouTube removesse o vídeo da plataforma, de forma que a tatuagem perdesse sua validade.

"E se o link for removido?", perguntou uma pessoa. "Seria uma pena... se simplesmente fosse... retirado", brincou outra pessoa, além de inúmeros pedidos para que o YouTube cancelasse a brincadeira do tatuado.