Topo

Primeiro negro a morar na ISS viraliza ao filmar a Terra, emocionado; veja

Victor não tem escondido a emoção de estar no espaço, mas disse que o vídeo "não faz justiça" à visão ao vivo - Reprodução/Twitter/@AstroVictorGlover
Victor não tem escondido a emoção de estar no espaço, mas disse que o vídeo "não faz justiça" à visão ao vivo Imagem: Reprodução/Twitter/@AstroVictorGlover

Colaboração para TILT, em São Paulo

26/11/2020 09h46

Victor Glover Jr é um dos quatro astronautas recém-chegados à ISS (Estação Espacial Internacional), após a NASA realizar sua primeira missão oficial tripulada em parceria com a SpaceX. Desde a chegada da tripulação, na terça-feira (17), Victor compartilhou um vídeo impressionante da superfície da Terra vista por uma janela da estação.

A alegria do astronauta é justificável, essa é a primeira vez de Victor no espaço e ele é o primeiro negro em uma longa missão na ISS, para morar um tempo por lá - outros negros passaram pela estação, em missões mais breves.

E tudo vem ocorrendo como o planejado na Estação. O astronauta passará seis meses em órbita e, em uma entrevista coletiva, afirmou que aproximar-se da Estação Espacial o inspirou admiração e felicidade, mas que ele também está ansioso para trabalhar e contribuir.

Assista ao vídeo publicado pelo astronauta no Twitter:

Apesar deste vídeo compartilhado ser um sucesso na internet, Victor não esconde que ter a visão ao vivo é mais emocionante: "O vídeo simplesmente não faz justiça, é bastante surpreendente", disse o astronauta enquanto apontava a câmera para a superfície da Terra.

Durante a entrevista coletiva, concedida direto da Estação, Victor deu mais detalhes sobre a sensação de ver a Terra do espaço: "Eu vi uma tonelada de fotos, mas quando olhei pela primeira vez para a Terra pela janela, não tinha palavras. Foi uma sensação incrível, única na vida."

Flutuar por um longo período de tempo também é uma novidade para Victor, que só havia flutuado por alguns segundos durante o treinamento para a missão. Ele conta que, quando a tripulação entrou em órbita e o motor foi desligado, o sentimento foi "incrível" e "surreal".

victor - Robert Markowitz/Nasa - Robert Markowitz/Nasa
Victor Glover Jr. não escondeu a emoção
Imagem: Robert Markowitz/Nasa

Defensor da justiça social e da proteção do planeta, Victor é o primeiro astronauta negro a fazer parte da Estação Espacial Internacional. Segundo ele, toda a jornada percorrida até a Estação fortaleceu sua determinação em lutar por um mundo mais sustentável e menos desigual.

"Espero que esta [missão] inspire as pessoas a manter a cabeça erguida literal e figurativamente, especialmente à medida que 2020 chega ao fim", declarou Victor, que antes de chegar ao espaço já havia trabalhado como repositor em lojas de conveniência.

A ISS programa para 2021 a chegada da primeira mulher negra à ISS. Ela é Jeanette Eps, norte-americana de Nova York, que tem uma vida dedicada a cumprir esse sonho.

Esta é a primeira vez em que sete tripulantes estão morando na ISS por uma estadia prolongada de seis meses. Michael Hopkins e Shannon Walker, da Nasa, e Soichi Noguchi, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, embarcaram com Victor na SpaceX Dragon, no dia 15, e foram recebidos na Estação Espacial pela americana Kate Rubins e pelos cosmonautas russos Sergey Ryzhikov e Sergey Kud-Sverchkov.

Assista ao lançamento da missão Crew-1, primeira tripulada pela NASA na parceria com a SpaceX: