Topo

Nunca Vi 1 Cientista

Olha como a ciência pode te ajudar em um papo com os terraplanistas

Ana Bonassa e Laura de Freitas

Do Nunca Vi 1 Cientista*, especial para Tilt

06/07/2020 04h00

Já parou para pensar no poder que um discurso tem? Para o bem ou para o mal, um discurso pode mudar a vida de alguém. E existem ferramentas das ciências humanas que incluem o chamado quadrado ideológico, capazes de nos ajudar a identificar elementos-chave em discursos para assim reagir melhor e construir argumentos mais efetivos durante uma discussão.

Irina Didier, mestre em comunicação e consumo, explica que o quadrado ideológico, a grosso modo, coloca um determinado grupo radicalizado em um quadrante enquanto outro fica no lado oposto. Quer um exemplo para ficar mais claro?

É assim: imagina que um grupo assume e enfatiza sempre suas boas ações. As más ações? Minimizam ou individualizam. E como esse pessoal olha o outro grupo? Bem, para eles as boas ações do "lado de lá" só acontecem de forma reduzida ou em casos isolados. Já as más ações são comuns e recorrentes na visão deles.

Soa familiar? Coloca aí umas teorias conspiratórias e vai ver que o discurso cabe direitinho nesse esquema.

Dá uma olhada no vídeo que a gente mostra mais detalhes de como tudo isso funciona.

E já sabe, né? Não esquece de curtir, compartilhar e se inscrever no nosso canal. Gostaria de ajudar nosso trabalho? Temos uma vaquinha virtual em andamento, confere lá.

* Nunca Vi 1 Cientista é um grupo de divulgação científica encabeçado pelas jovens cientistas Ana Bonassa e Laura de Freitas para estimular o contato com a ciência.