Topo

Tem iPhone, mas é fã do Google? Veja como trocar apps nativos do aparelho

Em poucos passos, você pode trocar os apps nativos do seu iPhone - iStock/Getty Images
Em poucos passos, você pode trocar os apps nativos do seu iPhone Imagem: iStock/Getty Images

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/03/2019 04h00

Imagine a seguinte situação: seus últimos smartphones rodavam o sistema operacional Android, mas você decidiu experimentar um iPhone. Além do estranhamento inicial - algo extremamente normal, diga-se -, é bastante provável que você esteja acostumado a utilizar os aplicativos do Google, como o Google Maps, o navegador Chrome, o Google Fotos entre outros.

A questão é que em dispositivos Apple, há apps nativos que espelham as funções dos aplicativos do Google, desde o navegador Safari até programas específicos para o gerenciamento de fotos, organização de agenda e visualização de mapas. Ainda que as funções sejam similares, utilizá-los em sua plenitude é algo que demanda uma dose de familiaridade.

Por fim, ainda há outra questão: é bastante provável que você utilize uma conta do Google, o que unifica diversos dos seus recursos. Ao passar para aplicativos da Apple, você terá que fazer uma migração de dados ou, na pior das hipóteses, começar do zero.

Caso você se encontre na situação descrita acima, há uma boa notícia: tanto no iPhone quanto no iPad é possível substituir os aplicativos nativos da Apple por apps do Google. E o melhor de tudo é que o processo em si é simples, uma vez que os aplicativos do Google podem ser facilmente encontrados na App Store.

TROCANDO OS APPS

Reprodução
Imagem: Reprodução

O primeiro passo, portanto, é escolher quais apps do Google você deseja utilizar e baixá-los normalmente, como se faz com qualquer outro aplicativo.

Uma vez instalados e configurados (o que envolve, por exemplo, login com sua conta do Google), também é possível "dar um jeito" de transformar alguns deles em aplicativos "padrão" para funções como ler e-mails, acessar páginas de internet, etc.

O iOS não oferece de maneira nativa a função de definir apps padrão para determinadas funções. Por outro lado, é possível definir isso dentro das configurações dos apps do Google, como mostra a imagem abaixo.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Outra opção, ao menos para facilitar o acesso aos apps do Google, é colocá-los na doca de ícones que fica na base da tela dos iPhone e iPad. Para isso, a primeira coisa que você fará será remover os apps que ocupam originalmente esse espaço.

Para tirar o ícone de um app desta posição, basta pressionar levemente sobre o seu ícone e manter o dedo nele até que todos os ícones da tela comecem a se mexer.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Feito isso, basta arrastar o ícone do app para fora dessa doca e fazer o caminho inverso para colocar o aplicativo que você deseja neste espaço. Na imagem de exemplo, trocamos o app Safari pelo Chrome.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Em seguida, basta apertar o botão Home do dispositivo para que os ícones voltem ao normal.

Por fim, se o seu aparelho estiver com o iOS atualizado, também é possível remover os apps nativos da Apple. Para isso, pressione levemente sobre o ícone do app que você deseja eliminar do aparelho e mantenha seu dedo nesta posição por alguns segundos.

Assim que eles começarem a se mexer, basta apertar sobre o "x" que aparece sobre o ícone.

Reprodução
Imagem: Reprodução

Aqui, vale uma observação: alguns apps nativos, como o navegador Safari, não podem ser apagados. A Apple disponibiliza quais aplicativos do tipo podem ser removidos do seu iPhone ou iPad.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Tilt