PUBLICIDADE
Topo

Está com nome sujo? Veja como usar o site do Serasa para renegociar dívidas

Empresa permite renegociar dívidas direto no site - iStock
Empresa permite renegociar dívidas direto no site Imagem: iStock

Rodrigo Lara

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/11/2018 04h00

Quem nunca esqueceu de pagar uma conta ou, pior, calculou mal a grana do mês e deixou passar um boleto? Em muitos casos, a empresa para qual você está devendo pode incluir o seu CPF em uma lista de inadimplentes, como a do Serasa, que são utilizadas como referência por bancos e outras instituições na hora de oferecer crédito e empréstimos, por exemplo. 

Caso o seu nome conste nessa lista, você terá problemas para obter crédito, cartões de loja, financiar imóveis etc.

Embora seja uma situação problemática, "limpar o seu nome" não é tão difícil. A própria Serasa criou uma ferramenta chamada "Serasa Limpa Nome" que ajuda a resolver a situação online. A ideia é permitir que os usuários não apenas consultem possíveis débitos em seus CPF, mas também renegociem as dívidas com descontos e pagamento parcelado.

VEJA TAMBÉM:

Ainda há poucas empresas que participam do sistema, mas ele abrange companhias de cartões de crédito, bancos, prestadoras de serviço de telecomunicações e instituições educacionais. 

Como fazer

Assim, caso você tenha alguma dívida, vale a pena se cadastrar nessa plataforma. O procedimento é feito pela página do Limpa Nome, no site do Serasa.

Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Nela, é possível tanto consultar o seu CPF quanto se cadastrar na plataforma. Para isso, clique em "Cadastre-se".
  • Também dá para entrar na plataforma utilizando os dados da sua conta Google ou do Facebook.

Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Após se cadastrar na ferramenta, basta escolher "Listagem de ofertas" para checar se há propostas de renegociação relacionadas ao seu CPF.

Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Já em "Meus acordos" dá para consultar dívidas renegociadas e também imprimir boletos de pagamentos de eventuais parcelamentos de débitos.

Reprodução
Imagem: Reprodução

  • Ainda no site é possível checar se há dívidas ativas em seu CPF que ainda não tiveram propostas de renegociação via a plataforma Limpa Nome. Isso pode ser feito clicando na opção "Serasa Consumidor". 

Reprodução
Imagem: Reprodução

Caso haja débitos, mas nenhuma proposta de pagamento, o ideal é entrar em contato com a empresa para renegociar a dívida. A tendência é que cada vez mais empresas se cadastrem nesse sistema, o que deverá facilitar a vida tanto de quem tem contas a receber quanto de quem tem dívidas a pagar.

Só Tilt Salva! Dicas para você aproveitar muito seu celular

Confira nossa página

Tilt