É golpe: lista de "postos com gasolina" no WhatsApp visa te roubar
Nem mesmo o drama de brasileiros com a greve de caminhoneiros e a escassez de produtos como gasolina foi respeitado por cibercriminosos. Em meio ao caos em algumas cidades, um novo golpe no WhatsApp tem aproveitado a situação para enganar muitos usuários do aplicativo - precisamente, mais de 60 mil pessoas nas últimas 24 horas.
A ação, flagrada pela Kaspersky, é bem simples. No WhatsApp, há uma mensagem que diz simplesmente "Aqui esta (sic) a listas dos postos que receberão gasolina hoje, confira:" seguido de um link. Não clique nele e, mais importante ainda, não compartilhe a mensagem.
Veja também:
- Brasileiros estão inundando WhatsApp de reclamações por "nudez feminina"
- Mensagem no WhatsApp com camiseta de graça da seleção brasileira é golpe
- WhatsApp libera download de dados pessoais; saiba como fazer
Se você clicar no link, será enviado para uma página fraudulenta. Lá o criminoso diz que para acessar a lista completa dos postos que receberiam o combustível é preciso compartilhar a informação com três amigos - cidade e Estado da vítima também são solicitados.
Depois que você compartilha a suposta informação com contatos do mensageiro, o site passará a encaminhar o usuário para várias páginas que oferecem serviços premium, instalação de aplicativos ou apenas para sites cheios de propagandas.
"O criminoso ganha de muitas formas: milhares de page-views no site cheio de propaganda, instalação dos aplicativos sugeridos pela página em um esquema de pay-per-install ou até mesmo com a oferta de instalação de apps maliciosos, como já vimos anteriormente", aponta Fábio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab.
Segundo a empresa especializada em segurança, o domínio utilizado no golpe é o mesmo usado para hospedar outras ações maliciosas no aplicativos. O ataque já está sendo bloqueado por produtos de segurança da Kaspersky.
Para evitar cair em golpes no WhatsApp, é bom seguir algumas dicas. Confira abaixo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.