Novidades do WhatsApp motivam retorno do golpe virtual "versão Gold"

O WhatsApp anunciou nas últimas semanas algumas novas configurações, como a mudança de fonte e de formatação dos textos. Como resultado, o golpe virtual "WhatsApp Gold" está de volta, de acordo com a empresa de segurança PSafe.
Em sua primeira versão, o malware era um falso convite para acessar uma suposta versão "Gold" ou "Golden" do WhatsApp, que só seria acessível para celebridades. Agora ele faz com que usuários compartilhem o app entre suas redes de contatos, com a condição de permitir o download dele após ao envio de convite para 10 amigos.
Quando o usuário tenta instalar o aplicativo, é redirecionado para a instalação de outros apps na própria Google Play ou para uma página que sugere a inclusão do celular em serviços pagos de SMS. Se cair no golpe, o usuário poderá ter prejuízo financeiro com as mensagens cobradas em seu plano.
O malware ganhou até um perfil "oficial" no Instagram, com mais de 1.000 seguidores, convidando usuários a instalar e receber as atualizações beta do aplicativo. Uma página no Facebook, que possui mais de 4.000 curtidas, também divulga a suposta novidade.
Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, o WhatsApp tem sido alvo recorrente de hackers. Alguns dos recentes ataques incluem falsas mensagens de voz e o falso recurso "veja quem visitou seu perfil".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.